Os Engenheiros do Caos

Os Engenheiros do Caos Giuliano da Empoli...


Compartilhe


Os Engenheiros do Caos


Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ...




“Uma mentira pode dar a volta ao mundo no mesmo tempo que a verdade leva para calçar seus sapatos.” Mark Twain

Aos olhos dos seus eleitores, as *deficiências* dos líderes populistas se transformam em qualidades, sua inexperiência demonstra que não pertencem ao círculo da “velha política”, e sua incompetência é uma garantia da sua autenticidade. As tensões que causam em nível internacional são vistas como mostras de sua independência, e as fake News, marca inequívoca de sua propaganda, evidenciam sua liberdade de pensamento.

No mundo de Donald Trump, Boris Johnson, Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, cada dia traz sua própria gafe, sua própria polêmica, seu próprio golpe brilhante. No entanto, por trás das manifestações desenfreadas do carnaval populista, está o trabalho árduo de ideólogos e, cada vez mais, de cientistas e especialistas do Big Data, sem os quais esses líderes nunca teriam chegado ao poder.

É o retrato desses engenheiros do caos que Giuliano da Empoli nos apresenta, através de uma investigação ampla e contundente que vai muito além do caso Cambridge Analytica e remonta ao início dos anos 2000, quando o movimento populista global, hoje em pleno curso, dava seus primeiros passos na Itália.

O resultado é uma galeria de personagens variados, quase todos desconhecidos do público em geral, mas que vêm mudando as regras do jogo político e a face das nossas sociedades.

Geografia / Política

Edições (1)

ver mais
Os Engenheiros do Caos

Similares

(8) ver mais
A Morte da verdade
Pós-Verdade
Ética e Pós-Verdade
Era da pós-verdade

Resenhas para Os Engenheiros do Caos (21)

ver mais
2 days, 5 hours ago


É um livro muito bom que oferece várias explicações quanto ao como chegamos onde estamos. Na minha cabeça costumava passar a idéia da política do absurdo. Aqui ele nos mostra a política quântica. Enfim, são reflexões interessantes de se fazer que nos levam a pensar a democracia liberal representativa em si - para qual existem inúmeras as críticas - e como ela fica na era do Big Data. É isso, fé.... leia mais

Estatísticas

Desejam78
Trocam1
Avaliações 4.3 / 88
5
ranking 57
57%
4
ranking 30
30%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
19/11/2019 00:03:46
Jim
editou em:
09/06/2020 22:02:25