Os Jacobinos Negros

Os Jacobinos Negros C. L. R. James


Compartilhe


Os Jacobinos Negros


Toussaint L'Ouverture e a revolução de São Domingos




As tropas brasileiras ocupam as favelas de Porto Príncipe, capital do Haiti, na maior ação militar do país no exterior em décadas. Mas que país é o Haiti, hoje o mais pobre da região, mas que foi a primeira nação da América Latina a se tornar independente? Qual é a sua história?

Em 1938, no auge do nazismo e da predominância das teorias de supremacia da raça branca em todo o mundo, o escritor C. L. R. James demolia preconceitos ao mostrar a função histórica da escravidão e a função social da opressão do negro.

Os jacobinos negros é um verdadeiro tratado sobre essa questão e projeta luz sobre o pano de fundo histórico do drama atual do Haiti. O autor faz um relato minucioso da insurreição de escravos que expulsou os colonizadores franceses de São Domingos, antigo nome do país. Na colônia, principal parceiro comercial da França, integrada a economia mundial da época, a população negra que gerava a riqueza era dez vezes maior do que a dos brancos. Ali, os ideais da revolução na metrópole, que pregava "liberdade, igualdade e fraternidade" ecoaram nas lideranças dos escravos rebelados, os jacobinos negros. Com o ideal de construir um país independente que se aliaria a França revolucionária em pé de igualdade, um "posto avançado" dos ideais revolucionários no continente americano.

A independência foi conquistada não com o apoio, mas em combates contra as tropas francesas, inglesas e espanholas. Mas isolados da economia internacional, por terem se rebelado contra a escravidão em uma época onde os Estados Unidos, Cuba e Brasil eram sociedades escravocratas, a rebelde ilha caribenha foi "condenada" ao atraso por sua ousadia. O destino de seu líder, Toussaint L`Ouverture, foi trágico.

Um livro essencial sobre a revolta dos explorados contra os exploradores, dos negros contra a escravidão, da América Latina contra o colonialismo, formas de opressão contra as quais se levantou a revolução haitiana. Para Jacob Gorender, autor da orelha do livro, "James se apoiou solidamente em fontes historiográficas abundantes e seguras e soube elaborar um texto fluente e cativante. O que torna este Os jacobinos negros um livro precioso não só para estudiosos especializados, mas também para todos os que desejam conhecer a História a fim de entender melhor o mundo em que vivem."

Os jacobinos negros traz ainda um apêndice onde o autor relaciona as semelhanças e diferenças entre a ressurreição hatiana e a Revolução Cubana, intitulado "De Toussaint L`Ouverture a Fidel Castro"; uma cronologia da história do Haiti e um índice onomátisco e remissivo dos personagens históricos citados no livro.

Edições (1)

ver mais
Os Jacobinos Negros

Similares

(3) ver mais
O Conde Negro
Noventa e Três
Revoltas, motins, revoluções

Resenhas para Os Jacobinos Negros (1)

ver mais
História da independência do Haiti
on 20/3/23


Um excelente livro sobre a revolta de escravos que viabilizou a independência de São Domingos da França, atual Haiti. É a única revolta de escravos que conseguiu a sua independência, tendo reflexos no mundo todo e inclusive na política escravagista brasileira. Uma obra indispensável e muito bem escrita.... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 9
5
ranking 89
89%
4
ranking 11
11%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

dee dee
cadastrou em:
01/07/2010 09:22:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR