Os sonhos teus vão acabar contigo

Os sonhos teus vão acabar contigo Daniil Kharms


Compartilhe


Os sonhos teus vão acabar contigo (Contos Russos Modernos (1900-1930))


prosa, poesia, teatro




“Os sonhos teus vão acabar contigo”: prosa, poesia, teatro apresenta pela primeira vez no Brasil uma coletânea dedicada a Daniil Kharms (1905-1942), um dos mais talentosos e autênticos escritores da vanguarda russa.

Além de textos e poemas selecionados e da série Causos (miniaturas escritas entre 1933 e 1939), a edição, traduzida do original, inclui “A velha”, de 1939, sua única novela, e a peça Elizaveta Bam, de 1928, hoje por muitos considerada um dos marcos do teatro do absurdo. A peça também é um símbolo da OBERIU (Associação para uma Arte Real), grupo de vanguarda do fim da década de 1920 do qual Kharms foi um dos fundadores e cujo manifesto também integra este volume.

No universo de Daniil Kharms, povoado de símbolos, como a esfera, o relógio e a janela, os objetos, abstratos e ideais, colidem e se transformam, caem e se esquecem de si; o tempo e a morte tornam-se descontínuos e fragmentados. A lógica rotineira é parodiada, virada pelo avesso, “mas quem disse que a lógica do cotidiano é a lógica obrigatória em arte?”, diriam Kharms e seus amigos da OBERIU.
Com humor e nonsense, Kharms desvela o trágico da vida, sai em busca de um real que parte da vida em si mesma, da “ vida verdadeira que só pode ser captada nas coisas mais esquisitas, nas atitudes mais desastrosas, nas ocorrências sem sentido, que são ao mesmo tempo banais e excepcionais”, nas linhas de Aurora Fornoni Bernardini.

Genialmente transgressores, os textos de Daniil Kharms dialogam de frente com os dilemas da arte e da vida contemporâneas e sobre eles se debruça um número cada vez maior de leitores.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Os sonhos teus vão acabar contigo

Similares

(7) ver mais
Esqueci Como Se Chama
Judas Iscariotes
Poesia Russa: seleta bilíngue
A Velha

Resenhas para Os sonhos teus vão acabar contigo (3)

ver mais
Literatura do absurdo
on 25/9/20


Os escritos que consta neste livro, de uma comicidade grotesca e alógica que desconstrói um mundo tão parecido com o nosso mas que não pode deixar de nós surpreender, custaram a internação, a prisão e a morte a um jovem autor, hoje considerado um dos máximos representantes da literatura do absurdo, entre os mais lidos e os mais publicados no Ocidente.... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam1
Avaliações 4.1 / 19
5
ranking 42
42%
4
ranking 37
37%
3
ranking 16
16%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Mabia
cadastrou em:
30/12/2013 15:16:59
Perigor
editou em:
06/07/2020 23:13:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR