Para onde vão os guarda-chuvas

Para onde vão os guarda-chuvas Afonso Cruz


Compartilhe


Para onde vão os guarda-chuvas





OBRA VENCEDORA DO PRÊMIO SPA – SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES (Melhor Livro de Ficção de 2013).

Em um Oriente ficcional, circulam vários personagens fascinantes: o pragmático dono de uma fábrica de tapetes, sua esposa herege, uma mulher que sonha em se casar, um hindu que deseja ser o seu marido, um poeta mudo, uma criança perdida e outra encontrada. Cada um deles carrega características notáveis ― uma marca dos romances de Afonso Cruz ― e suas trajetórias nos falam de perda, solidão, amor e religiosidade. Uma narrativa tocante e inventiva, que ultrapassa as diferenças entre Oriente e Ocidente para falar sobre como, onde quer que estejamos, nunca estamos absolutamente sós. Afinal, tudo está entrelaçado como na tapeçaria, onde “o primeiro ponto não está separado do último e, se alguém mexer num deles, mexe inevitavelmente nos outros”.

Para onde vão os guarda-chuvas é o ponto mais alto da capacidade narrativa e de efabulação de Afonso Cruz. (…) O que poderia não passar de um exercício de demonstração de sabedoria é um livro cheio de humanidade, muitas vezes brutal, e de um apurado sentido estético. Magnético.”
Isabel Lucas, Público

“Afonso Cruz pertence a uma rara casta de ficcionistas: os que acreditam genuinamente no poder da efabulação literária. Se isso já era notório nos seus quatro romances anteriores, mais evidente se torna ao concluirmos a leitura deste volumoso Para onde vão os guarda-chuvas. O escritor está agora no auge das suas capacidades narrativas e serve-se delas para criar um Oriente inventado, onde as histórias brotam debaixo das pedras e se entrelaçam com extraordinária coesão.”
José Mário Silva, Expresso

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Para onde vão os guarda-chuvas
Para onde vão os guarda-chuvas

Similares

(4) ver mais
O Retorno
VAMOS COMPRAR UM POETA
Nem todas as baleias voam
A boneca de Kokoschka

Resenhas para Para onde vão os guarda-chuvas (14)

ver mais
on 26/7/14


"A minha mãe, Sr. Elahi, interrogava-se para onde vão os guarda-chuvas. Sempre que ela saía à rua, perdia um. E durante toda a sua vida nunca encontrou nenhum. Para onde iriam os guarda-chuvas? Eu ouvia-a interrogar-se tantas vezes que aquele mistério, tão insondável, teria de ser explicado. Quando era jovem, pensei que haveria um país, talvez um monte sagrado, para onde iam os guarda-chuvas todos. E os pares perdidos de meias e de luvas. E a nossa infância e os nossos antepassados. E ... leia mais

Vídeos Para onde vão os guarda-chuvas (2)

ver mais
TOUR POR LIVRARIAS #1 | Blooks Livraria - Botafogo | Ana Carolina Wagner

TOUR POR LIVRARIAS #1 | Blooks Livraria - Bot

RESENHA: Para onde vãos os guarda-chuvas de Afonso Cruz

RESENHA: Para onde vãos os guarda-chuvas de A


Estatísticas

Desejam155
Trocam1
Avaliações 4.5 / 79
5
ranking 74
74%
4
ranking 20
20%
3
ranking 4
4%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Tulio Costa
cadastrou em:
14/02/2023 19:01:13
Jenifer
editou em:
14/02/2023 19:09:58

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR