Pátria

Pátria Fernando Aramburu


Compartilhe


Pátria





Bittori e Miren eram muito amigas, pensaram até em entrar juntas para o convento. Os anos se passaram, as duas casaram, vieram os filhos, mas a amizade só se intensificou. Foi preciso uma força descomunal para colocar uma contra a outra: o terrorismo praticado pelo ETA. Quando o marido de Bittori é marcado para morrer, a tensão se espalha pela pequena vila basca e Miren é levada a se radicalizar ao ver um dos filhos entrando para o grupo separatista. Tudo pareceu de certa forma resolvido depois que Bittori foi obrigada a deixar seu lar às pressas em virtude do assassinato do marido. Por isso, quando o ETA anuncia o fim da luta armada, anos depois, ela resolve voltar à vila para um acerto de contas com o passado. Ignorando as advertências dos filhos, está disposta a descobrir os pormenores do crime que a deixou viúva e dar uma resposta à própria condenação como pária.

Numa narrativa ágil, Fernando Aramburu explora as marcas do luto dos familiares das vítimas e do sofrimento dos militantes manipulados, perseguidos e presos. Numa história sem mocinhos nem vilões, o autor revela o quão difícil é superar um trauma tão arraigado, como às vezes esquecer é impossível, e como o perdão e a reconciliação são essenciais para curar uma comunidade dividida pelo fanatismo e pela violência política.

Drama / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Pátria
Pátria

Similares

(3) ver mais
Whisper Network
Patria
A Última Festa

Resenhas para Pátria (34)

ver mais
Sobre perdão e seguir em frente...
on 17/9/19


“Pátria” é um livro que conta a história, principalmente, de duas famílias que vivem no País Basco (fronteira entre a França e a Espanha) e que, por muito tempo, foram unidas. Bittori e Miren são as matriarcas dessas famílias, mas quando o livro começa, elas já não mais amigas há um bom tempo. Nessa obra, Aramburu nos conta as influências do ETA (Euskadi Ta Askatasuna – “Pátria Basca e Liberdade”) nessas duas famílias – de um lado, a perda para o terrorismo daqueles que buscam pela lib... leia mais

Vídeos Pátria (4)

ver mais
PÁTRIA, DE FERNANDO ARAMBURU | RESENHA | TÁBATA UCHOA

PÁTRIA, DE FERNANDO ARAMBURU | RESENHA | TÁBA

Pátria | O livro de julho do clube intrínsecos

Pátria | O livro de julho do clube intrínseco

Unboxing Intrínsecos Julho | Louca dos livros 2019

Unboxing Intrínsecos Julho | Louca dos livros

[RESENHA] Pátria - Fernando Aramburu - Intrínsecos #010

[RESENHA] Pátria - Fernando Aramburu - Intrín


Estatísticas

Desejam314
Trocam1
Avaliações 4.4 / 221
5
ranking 66
66%
4
ranking 24
24%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

18%

83%

Dan Lazarini
cadastrou em:
02/07/2019 23:29:08
Pri Paiva
editou em:
17/09/2019 17:18:51
Pri Paiva
aprovou em:
17/09/2019 17:20:39