Perto Do Coração Selvagem

Perto Do Coração Selvagem Clarice Lispector


Compartilhe


Perto Do Coração Selvagem





O surgimento de Perto do coração selvagem, em 1943, causou grande impacto no cenário literário brasileiro, proporcionando à autora aclamação imediata da crítica e de seus colegas escritores.

Houve quem encontrasse no livro a influência de Virginia Woolf, ao passo que outros apostavam em Joyce, seguindo a falsa pista da epígrafe da qual Clarice pinçou seu título: "Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do coração selvagem da vida." Ambos os grupos estavam errados, apesar do uso do fluxo de consciência pela escritora estreante a justificar tais correlações. Ocorre, no entanto, que esse havia sido um achado natural e espontâneo para Clarice Lispector, que admitiu como única influência neste caso O lobo da estepe, de Hermann Hesse. Não em termos estilísticos tampouco por se identificar com o caráter do protagonista, mas sim por compartilhar com ele e, sobretudo, com Hesse, o desejo imperioso de romper todas as barreiras e ultrapassar todos os limites na busca da própria verdade interior. Anseio personificado pela personagem central, Joana, com uma expressão que se tornou célebre: "Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome."

Íntima e universal, destemida e secreta, Joana "sentia o mundo palpitar docemente em seu peito, doía-lhe o corpo como se nele suportasse a feminilidade de todas as mulheres" e ela destoava do sistema patriarcal em que se encontrava inserida da mesma forma que Clarice se distanciava da literatura de seu tempo, ainda dominada pelo regionalismo e o realismo. Ambas, autora e protagonista, eram forças divergentes, porém não dissonantes, já que introduziam uma nova musicalidade, uma harmonia própria, poética e triunfal, na aspereza circundante, enquanto buscavam "o centro luminoso das coisas" sem hesitar em "mergulhar em águas desconhecidas", deixando o silêncio e partindo para a luta. Deste embate à beira do íntimo abismo, Joana torna-se uma mulher completa e Clarice, uma escritora singular e inimitável.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (15)

ver mais
Perto do coração selvagem
Perto do coração selvagem
Perto do coração selvagem
Perto do coração selvagem

Similares

(22) ver mais
As palavras e o tempo
Viagem ao país do futuro
Caixa especial Clarice Lispector - 18 Livros
Espinhos - Poemas e Ensaios

Resenhas para Perto Do Coração Selvagem (943)

ver mais
on 22/9/09


Há (muitos) momentos na história em que os pensamentos dela são idênticos aos meus, coisas tão únicas, tão íntimas que eu me surpreendo.... leia mais

Vídeos Perto Do Coração Selvagem (3)

ver mais
Perto do Coração Selvagem  ? Clarice Lispector ?  Junior Costa TV

Perto do Coração Selvagem ? Clarice Lispecto

UNBOXING ? todos os LIVROS que eu comprei no PRIME DAY

UNBOXING ? todos os LIVROS que eu comprei no

Perto do coração selvagem, Clarice Lispector | RESENHA

Perto do coração selvagem, Clarice Lispector


Estatísticas

Desejam1.055
Trocam22
Avaliações 4.2 / 7.104
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

18%

82%

Valdir Vidal
cadastrou em:
20/05/2014 17:49:33
Pri Paiva
editou em:
07/02/2023 14:33:18
Pri Paiva
aprovou em:
07/02/2023 14:32:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR