Pimpinela Escarlate

Pimpinela Escarlate Baronesa Orczy


Compartilhe


Pimpinela Escarlate





França, 1792. A população, principalmente de paris, tendo a burguesia à frente, resolve acabar com os privilégios da nobreza, a qual, enquanto classe, não detinha mais o poder econômico, porém era hegemônica no aspecto político. Essa hegemonia impossibilitava o desenvolvimento do processo produtivo. O Terceiro Estado, capitaneado pela burguesia, dá início ao processo revolucionário, porém, este passa a ter uma dinâmica própria, o que faz com que os jacobinos assumam o poder. é esse o pano de fundo utilizado pela Baronesa Orczy para conceber seu livro O Pimpinela Escarlate. Tendo como mestre Alexandre Dumas, a autora mistura acontecimentos reais com a ficção, de modo a conceber um livro de aventuras e um sadio entretenimento.
Durante a hegemonia jacobina, o processo revolucionário encontrava-se mais radicalizado. O povo rompendo amaras seculares exibia uma fúria sem limites. Bastava ser nobre e ter gozado de privilégios no Antigo Regime para ser visto como inimigo do Estado e, nesse caso, condenado a morrer na guilhotina. O Pimpinela Escarlate é justamente um misterioso herói que através dos mais ardilosos estratagemas impede que a justiça jacobina leve avante suas proposições. A identidade deste personagem é uma das maiores incógnitas. Pimpinela é apenas uma flor do campo, encarnada, porém, a sua simples referência enche do ódio as autoridades de Paris.
As aventuras do Pimpinela Escarlate ainda continuam por muitos livros da série escrita pela Baronesa Orczy, publicados na coleção Paratodos.

Aventura / Cinema / Drama / Ficção / História / Humor, Comédia / Literatura Estrangeira / Romance / Crônicas / Entretenimento / História Geral / HQ, comics, mangá / Infantojuvenil / Jovem adulto / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
Pimpinela Escarlate
Pimpinela Escarlate
Pimpinela Escarlate  (Clássicos Ilustrados)

Similares

(37) ver mais
A Vitória do Pimpinella Escarlate
O pimpinela escarlate do Vaticano.
Scaramouche
Viagens e Amores de Scaramouche Araújo

Resenhas para Pimpinela Escarlate (3)

ver mais
Delicioso!
on 7/3/09


Um capa & espada de primeira linha. Intrigas, mistério - afinal, quem é o Pimpinela Escarlate, no qual toda a polícia francesa está atrás? - amor, equívocos, aventuras... A parte romântica consegue comover em uma ou duas cenas, a heroína é esperta e forte, e o herói - bem, leia pra saber! É para reler. Vale a pena.... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam2
Avaliações 4.1 / 36
5
ranking 42
42%
4
ranking 31
31%
3
ranking 22
22%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Mauricio
cadastrou em:
10/06/2012 14:14:30