Poder, normalização e violência

Poder, normalização e violência Izabel C. Friche Passos


Compartilhe


Poder, normalização e violência


Incursões foucaultianas para a atualidade




Este livro destina-se a interessados em conhecer o pensamento de Michel Foucault (e até mesmo nele se aprofundar), sejam eles professores, filósofos, literatos, psicólogos, sociólogos, artistas ou estudiosos em geral.

Mais que uma mera coletânea de textos avulsos, o livro foi concebido a partir de um eixo central: apresentar um conjunto articulado de textos que ajudem a esclarecer noções difíceis, passíveis de diferentes interpretações, mas centrais no pensamento de Foucault: as noções de poder, normalização e violência.

Todos os capítulos foram escritos tendo como objetivo principal levar os leitores a não apenas compreender aquelas noções, mas, também, a se familiarizarem com as possibilidades e potencialidades que elas nos oferecem no mundo de hoje, seja para entendê-lo melhor, seja para nele podermos agir de modo mais efetivo.

Em função desses objetivos, cada capítulo – sem descuidar de uma linguagem clara e acessível – tem uma preocupação com o rigor teórico e com a superação de dois mitos que circulam no meio acadêmico brasileiro. São mitos que dificultam uma aproximação mais íntima e compreensiva com a obra de Foucault. O primeiro mito supõe que o filósofo teria produzido uma visão monolítica e pessimista do poder. O segundo mito, igualmente equivocado, seria o de que Foucault negaria o sujeito.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Poder, normalização e violência

Similares

(9) ver mais
 Trabalhar com Foucault – Arqueologia de uma paixão
Introdução a Foucault
Figuras de Foucault
O nascimento da clínica

Resenhas para Poder, normalização e violência (1)

ver mais
Poder em Foucault

O poder para foucalt não existe, ele é a relação social. O poder está nas relações sociais. O poder disciplinar ocupou-se na atualidade de domesticar os corpos, disciplina-los ao trabalho. O poder disciplinar é operado pelas microinstituições sociais pela igreja, família, meio social e trabalho. Segundo Foucalt a sexualidade nem sempre existiu como identidade, no período anterior a revolução industrial, a sexualidade era um atributo, ação ou fazia parte da dimensão humana, foi após... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Vanessa
cadastrou em:
31/01/2011 14:57:07
PH
editou em:
07/02/2018 01:12:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR