Poemas

Poemas Adonis


Compartilhe


Poemas





Adonis não foi só o principal renovador da poesia árabe, realizando uma revolução poética que, no Ocidente, exigiu o trabalho de inúmeros autores de diversas procedências. É, ainda hoje, uma das vozes fundamentais dessa cultura, na qual se destaca pela constante insubmissão à dominante religiosa. Na poesia de Adonis, mais do que a polifonia das várias vozes, encontramos o politeísmo das múltiplas verdades. Contra a certeza de um Deus, a verdade plural das musas. Não por acaso, adotou o nome de um deus pagão para assinar seus poemas - em que a presença da cultura prê-islâmica e pan-mediterrânea é fortíssima. Não se trata somente de um posicionamento poético, mas, sobretudo, político.

Daí que Adonis, embora entusiasta das manifestações conhecidas como Primavera Árabe, mantém-se crítico em relação aos desdobramentos, especialmente quando a demanda por liberdade é capturada por fundamentalistas islâmicos e pelas antigas nações coloniais. Também dissente das soluções armadas (seu pacificismo radical fica claro nos poemas sobre Beirute e Nova York, recolhidos nesta antologia). E repugna-o a hipocrisia do Ocidente: Se os ocidentais querem defender os direitos humanos dos árabes, eles devem começar defendendo os direitos dos palestinos, observou numa entrevista.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Poemas

Similares

(15) ver mais
Poemas Escolhidos
A Luta
Toda Poesia
Poemas Clássicos Chineses

Resenhas para Poemas (2)

ver mais
Poesia síria

Adonis é um dos poetas árabes mais importantes de nossa geração. Considerado por muitos como o maior vivo. Sua poesia é arraigada do modernismo do ocidente, embora possua elementos da cultura árabe invocados através de seus versos. Em Adonis, existe um politeísmo de vários prismas. Sua poesia está em constante mutação, não se prende ao espaço-tempo ou a lugares-comuns. Há espaço para poética e política. Surrealista e revolucionário. Evoca o passado pré-islâmico e pagão. leia mais em... leia mais

Estatísticas

Desejam38
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 51
5
ranking 45
45%
4
ranking 37
37%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Hélio
cadastrou em:
10/07/2012 23:03:00
Jenifer
editou em:
01/10/2019 21:11:44