Por que ler Hilda Hilst

Por que ler Hilda Hilst Alcir Pécora...


Compartilhe


Por que ler Hilda Hilst





" Volume traz um retrato penetrante e abrangente da vida e da obra de uma das maiores escritoras brasileiras

Por que Ler Hilda Hilst, seguindo os parâmetros da coleção Por que ler (que já publicou os volumes Por que ler Shakespeare, Por que ler Dante, Por que ler Manuel Bandeira, Por que ler Oswald de Andrade e Por que ler Borges), divide-se em seis partes, todas a cargo de especialistas: "Nota do organizador" (Alcir Pécora), "Um retrato do artista" (Luisa Destri e Cristiano Diniz), "Cronologia" (idem), "Ensaio de leitura" (Sonia Purceno), "Entre aspas" (Luisa Destri) e "Estante" (Sonia Purceno). Fica bastante fácil, então, saber Por que ler Hilda Hilst. Pois tudo conspira para este ser um pequeno grande livro. Hilda Hilst não é, naturalmente, uma desconhecida. É um nome relativamente célebre para uma poeta brasileira contemporânea. Mas isto apenas reforça o quanto sua obra ainda é pouco frequentada: sua autora é mais conhecida do que ela. E há alguns fatos que o explicam (ainda que não o justifiquem): Hilda Hilst foi uma mulher de personalidade exuberante e de beleza idem. Acontece que os mesmos atributos se aplicam à sua obra. Com uma diferença: Hilst, que completaria 80 anos em 21 de abril (quando este livro terá seu lançamento), infelizmente está morta. Sua obra, ao contrário, está vivíssima.

Outro motivo para lê-la é sua particularidade: Hilda Hilst foi um lobo solitário na cena poética da segunda metade do século XX. Pois jamais se filiou, sequer à distância, a nenhuma das escolas que dominaram tal cena. Assim, se se pode ler Drummond ou Bandeira para se ter uma boa ideia da linguagem do primeiro modernismo, para se ter uma idéia da linguagem de Hilda Hilst não há outra possibilidade além de frequentá-la. Os que o fizeram costumam sair seduzidos. Sua obra é vasta, com quase quarenta títulos em quatro diferentes gêneros: poesia, prosa de ficção, teatro e crônica.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Por que ler Hilda Hilst

Similares

(55) ver mais
A Obscena Senhora D
Fico Besta Quando me Entendem
O Caderno Rosa de Lori Lamby
Cartas de um Sedutor

Resenhas para Por que ler Hilda Hilst (1)

ver mais
on 18/4/16


Nas notas do organizador Pécora faz um apanhado geral do que consiste a obra de Hilst. Em Um Retrato da Artista e Cronologia Destri e Diniz delineiam a trajetória de vida de Hilst. Em Ensaio de leitura Purceno dá pinceladas gerais na obra de Hilst, mas se atêm a relacioná-las ao pico de Lori Lamby. No Entre Aspas Destri escolhe as melhores frases de cada obra de Hilst, enquanto Purceno na Estante faz um apanhado geral de autores que escreveram e revenciaram Hilst.... leia mais

Estatísticas

Desejam37
Trocam1
Avaliações 3.8 / 23
5
ranking 26
26%
4
ranking 43
43%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

37%

63%

naretes
cadastrou em:
05/09/2011 22:15:58
Silvio
editou em:
26/01/2018 00:40:29