Proslógio

Proslógio Santo Anselmo, Anselmo de Cantuária


Compartilhe


Proslógio (Escolástica)


Edição bilíngüe




Diz a hagiografia de Santo Anselmo da Cantuária (1033- 1109) que ele era dotado de grande discernimento dos espíritos, de tal maneira que parecia ler os corações das pessoas com notável finura d’alma e precisão, valendo-se do invulgar talento de observador dos comportamentos humanos. Ocorre que a vocação de Anselmo não era apenas para vigílias, jejuns, orações e silêncio. Nele, o místico e o asceta são inseparáveis do filósofo e do teólogo. Não por outro motivo, o dístico de sua vida intelectual (“fides quaerens intellectum”, “a fé que busca entender”) é o ponto de inflexão daquilo que veio a ser a Escolástica nos três séculos seguintes, tempo de extraordinário desenvolvimento nas artes, na ciência, na filosofia e na teologia.
O Proslógio é a mais famosa obra de Santo Anselmo. As repercussões que o chamado “argumento ontológico”, nela presente, teve ao longo dos séculos seguintes, na pena de grandes filósofos, apontam para a sua inegável importância: São Boaventura, Santo Tomás, Duns Scot, Descartes, Malebranche, Espinosa, Leibniz, Baumgarten, Kant, Hegel, Schelling e outros se debruçaram sobre o referido argumento, alguns acolhendo-o, outros refutando-o.
O texto bilíngüe do Proslógio vem acompanhado por dois apêndices (também bilíngües) que condensaram a polêmica em torno da inauguração do argumento ontológico: a objeção tecida pelo monge Gaunilo em seu Liber pro insipiente e a tréplica subseqüente de Santo Anselmo, que nos ajuda a aprofundar ainda além a compreensão de um dos mais famosos argumentos da história da filosofia.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Proslógio

Similares


Resenhas para Proslógio (1)

ver mais
Razão é importante, mas não é tudo.
on 30/4/22


Acredito que a maioria das pessoas que se interessam por teologia, sendo ela protestante ou católica, inevitavelmente ela vai se separar com Anselmo e o seu argumento ontológico. Porém, evitando estragar a experiência da sua leitura, o que eu posso dizer é que a imagem de que Anselmo tentou usar a racionalidade para provar a existência de Deus, tenho que te dizer que isso não é verdade. Anselmo ora o livro inteiro. Ele busca por Deus clamando por revelação vindo diretamente do Senhor... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 20
5
ranking 35
35%
4
ranking 65
65%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

76%

24%

Carlos Alves
cadastrou em:
30/05/2016 00:16:41
Drin.Pereira
editou em:
03/01/2022 11:07:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR