Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores242
    • Similares6
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O sol do Brasil - Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. João

    Lilia Moritz Schwarcz

    Cia. das Letras
    2008
    412 páginas
    13h 44m
    ISBN-13: 9788535911855
    Português Brasileiro
    4.2
    26 avaliações
    Leram48Lendo7Querem181Relendo0Abandonos6Resenhas2
    Favoritos3Desejados181Avaliaram26

    A historiadora Lilia Moritz Schwarcz se debruça sobre a vida e a obra do pintor francês Nicolas-Antoine Taunay. Um ensaio a respeito do imaginário francês sobre os trópicos, da arte neoclássica e da vinda da família real portuguesa e do grupo que a historiografia batizou de 'Missão Artística Francesa'.

    Similares (6)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Felipe Cemin picture
    Felipe Cemin03/09/2023Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Mais um livro da Lilia lido, e de novo uma leitura de grande prazer! Taunay é o fio condutor, claro, mas o livro traz muito mais que isso. O diálogo entre a França e o Brasil do início do século XIX é aqui maximizado, esclarecido, e bem dotado em imagens. A dita “Missão Francesa de 1816” é decorticada, trazida ao seu real objetivo, muito menos uma ambição de Dom João, muito mais um projeto pessoal de artistas napoleônicos desafortunados e perseguidos. O foco do livro é deslocado para Taunay, figura constantemente apagada pela historiografia brasileira oficial em detrimento de Debret e de sua crônica social dos trópicos. Como citado pela Lilia no final do livro, “a história as vezes é desleal com os resquícios que deixam de fazer sentido: esquece-se muito para pouco lembrar.” E as pinturas de Taunay não fazem, de fato, tanto sentido quando comparadas à realidade do Brasil, mas nem por isso devem ser desmerecidas ou esquecidas. Um Brasil decaído em cores e uma natureza idealizada na arcádia italiana, certo, mas que mostra já as diferenças sociais entre escravizados e senhores, e um diálogo entre o Novo e o Velho Mundo.

    29 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 26
    • 5 estrelas46%
    • 4 estrelas23%
    • 3 estrelas27%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas0%
    Lilia Katri Moritz Schwarcz profile picture

    Lilia Katri Moritz Schwarcz

    Antropóloga, historiadora, professora, curadora adjunta do Masp, fundadora da Companhia das Letras, a maior editora brasileira atualmente. De obra vasta e eclética, escreveu e dirigiu importantes obras para a compreensão do Brasil.

    44 Livros
    296 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Lilia Katri Moritz Schwarcz