Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores159
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Sobre o Óbvio -

    Darcy Ribeiro

    Guanabara S.A.
    1986
    357 páginas
    11h 54m
    ISBN-10: 8570302150
    Português Brasileiro
    4.6
    16 avaliações
    Leram37Lendo17Querem105Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos1Desejados105Avaliaram16

    Darcy Ribeiro, no conjunto de trabalho reunidos em "Sobre o Óbvio", mantém sua forma ousada e provocativa de pensamento. Tratando de questões diversificadas, deixa clara, no entanto, sua preocupação permanente e fundamental com os destinos do homem brasileiro. Com a atenção voltada seja ainda para o desmascaramento da falsa assimilação dos índios à chamada civilização, Darcy Ribeiro, entre polêmico, audaz e brilhante, repensa em "Sobre o Óbvio" a própria condição de brasilidade, numa série de ensaios já traduzidos para diversas línguas e considerados da mais alta importância por contribuírem para uma visão mais lúcida e corajosa de nosso país.

    Resenhas (2)Ver mais
    Caroline Pavanelli picture
    Caroline Pavanelli21/08/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Obra necessária

    Darcy Ribeiro foi genial com a escrita irônica nessa obra, às vezes as pessoas precisam ouvir o óbvio, e dizer que o sistema do Brasil foi falho é uma enorme hipocrisia, já que se serve plenamente à o que prometeu, o bem-estar da classe dominante, como ele mesmo diz: "Todos sabem que a maior parte dos analfabetos está concentrada nas camadas mais velhas e mais pobres da população. Sabe-se, também, que esse pessoal vive pouco, porque come pouco. Sendo assim, basta esperar alguns anos e se acaba com o analfabetismo. Mas só se acaba com a condição de que não se produzem novos analfabetos. Para tanto, tem-se que dar prioridade total, federal, à não-produção de analfabetos. Pegar, caçar (com e cedilha) todos os meninos de sete anos para matricular na escola primária, aos cuidados de professores capazes e devotados, a fim de não mais produzir analfabetos. Porém, se se escolarizasse a criançada toda, e se o sistema continuasse matando os velhinhos analfabetos com que contamos, aí pelo ano 2000 não teríamos mais um só analfabeto. Percebem agora onde está o nó da questão?" Enquanto a sociedade brasileira produzir perfeitos passivos a aceitarem a opressão de classes que engloba essa síndrome de vira-lata gritante nosso país como sociedade não muda, enquanto não houver uma reforma educacional liderada excepcionalmente pela sociedade o estado vai usar todas as suas armas para continuar emburrecendo o pobre cada vez mais, a educação é a arma mais forte que temos em uma revolução. "Mantido ignorante, ele não estará capacitado a eleger seus dirigentes com riscos inadmissíveis de populismo demagógico." "Foi assim, brilhantemente, que a nossa classe dominante conseguiu duas coisas básicas: se assegurou a propriedade monopolística da terra para suas empresas agrárias, e assegurou que a população trabalharia docilmente para ela, porque só podia sair de uma fazenda para cair em outra fazenda igual, uma vez que em lugar nenhum conseguiria terras para ocupar e fazer suas pelo trabalho."

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.6 / 16
    • 5 estrelas56%
    • 4 estrelas44%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Darcy Ribeiro profile picture

    Darcy Ribeiro

    Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.

    48 Livros
    205 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Darcy Ribeiro