Matthew Walker, autor do livro "Por que nós dormimos", é um cientista do sono. Ele leciona neurociência e psicologia e é diretor do Laboratório do Sono e Neuroimagem na Universidade da Califórnia em Berkeley. Também já foi professor de psiquiatria em Harvard e publicou mais de cem artigos científicos.
No livro "Por que nós dormimos", Matthew Walker oferece um estudo sobre como o sono afeta cada aspecto do nosso bem-estar físico e mental. Ele defende que uma boa qualidade de sono é a cura e a prevenção de inúmeros males que acometem os seres humanos. Utilizando-se de recentes avanços científicos e décadas de pesquisa e prática clínica, ele explica como podemos aproveitar o sono para melhorar o aprendizado, o humor e os níveis de energia, regular hormônios, prevenir câncer, Alzheimer e diabetes, retardar os efeitos do envelhecimento e aumentar a longevidade.
No mundo moderno não temos dado a devida importância ao sono. Alguns até citam que dormir é uma perda de tempo. Afinal, em teoria, passamos um terço das nossas vidas dormindo. Mas, o que a neurociência e a ciência do sono tem demonstrado é que a falta de sono afeta nossas vidas mais do que imaginamos. Muitos dos problemas que prejudicam os seres humanos provêm da privação do sono. Dormir bem é um requisito fundamental para vivermos com qualidade. A natureza não nos faria dormir um terço de nossas vidas à toa. O sono é essencial para enfrentar os outros dois terços da jornada. Os pilares para uma saúde melhor são três: boa alimentação, exercícios e sono.
O livro trata de temas como: por que dormimos, por que sonhamos, como o sono muda no decorrer da vida e os benefícios do sono de qualidade. O autor dá dicas sobre as melhores maneiras para se obter um bom sono. E apresenta os efeitos sobre o sono de substâncias como a cafeína, o álcool e remédios para dormir. A obra também explica, evolutivamente, por que nós dormimos, bem como a diferença do nosso sono para o dos demais animais, tanto em quantidade quanto em qualidade. Discute a biologia do sono, desde a bioquímica até a atividade cerebral que caracteriza as diferentes fases de sono.
Durante a leitura aprendemos sobre o ciclo circadiano e suas peculiaridades. Temos um relógio biológico. Todos nós passamos diariamente por um ciclo "sonovigília", no qual ficamos um certo período acordados, em vigília, e um outro período dormindo. É claro que isso varia entre os indivíduos, de acordo com diversos fatores, como, por exemplo, a idade e a rotina. Neste contexto, a melatonina, produzida nos momentos de escuridão, é um hormônio muito importante. Sua função é contribuir para a indução da sonolência.
Outro gatilho relacionado ao sono está associado ao hormônio adenosina. Quando estamos acordados, o organismo aumenta gradualmente a concentração de adenosina no cérebro. À medida que mais adenosina se acumula, maior é a vontade de dormir. Enquanto dormimos, a adenosina é removida do organismo. A cafeína bloqueia o receptor de adenosina no cérebro, e por isso ela dificulta o sono. Mas, como não reduz o nível de adenosina, somente posterga o problema.
Por todo o livro fica claro que, enquanto dormimos, muita coisa acontece no nosso cérebro e em nosso organismo. Não é um período de descanso apenas. Existem dois tipos de sono: REM (o sono com movimento rápido dos olhos) e NREM (o sono sem movimento rápido dos olhos. Cada tipo de sono tem as suas próprias funções e é responsável por regenerar partes diferentes do cérebro.
Na primeira fase, o NREM, as informações capturadas e estocadas durante o dia são peneiradas e direcionadas. Saem da armazenagem temporária no hipocampo para a memória segura no córtex cerebral. Já na segunda fase do sono, o REM, as memórias estabelecidas são integradas com tudo que você já viveu e guardou no cérebro desde o início de sua vida. Nós sonhamos durante o REM.
Mas o que é dormir bem? É dormir pelo menos 8 horas por noite, com 5 ciclos distintos independentes de sono NREM e REM. Com dados e estudos científicos sólidos, Matthew deixa claro o quanto não dormir 8 horas diárias é um erro em todos os sentidos. Quem dorme mais está melhor preparado para o trabalho, é mais inovador e mais criativo. São apresentadas algumas regras simples para dormir bem, como tomar um banho quente antes de dormir, evitar celulares no quarto e ter uma rotina de sono (dormindo e acordando no mesmo horário).
O autor é um profundo conhecedor do tema e nos dá uma verdadeira aula. É didático e consegue apresentar os conceitos de maneira bem clara . Por que nós dormimos é um livro bastante informativo, baseado em ciência, com boas recomendações e alertas e que cumpre bem o papel de defender o sono, tudo isso com uma linguagem bastante acessível. O livro traz um panorama completo do que a ciência do sono descobriu ao longo dos anos de estudos e nos ajuda a desvendar muitos mistérios e a compreender a importância de uma boa noite dormindo.
A resposta para a pergunta por que nós dormimos é muito simples: para termos saúde e vivermos mais. Na dúvida, durma mais! Leitura necessária para quem busca uma vida saudável! No meu caso me influenciou de forma positiva, mudei minha rotina, aumentando o meu tempo de sono. O resultado tem sido positivo!