Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas21
    • Leitores606
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Depressões -

    Herta Müller

    Globo
    2010
    168 páginas
    5h 36m
    ISBN-13: 9788525048349
    Português Brasileiro
    3.7
    173 avaliações
    Leram248Lendo13Querem331Relendo0Abandonos14Resenhas21
    Favoritos12Desejados331Avaliaram173

    Publicado em 1982, este livro de contos é a obra de estreia de Herta Muller, romena de língua alemã hoje radicada em Berlim. Passados numa região entre Romênia, Hungria e Sérvia, onde se estabeleceram colonos alemães desde fins do século xvii, os contos trazem o cotidiano vazio de personagens do fim da Segunda Guerra até os anos 1980, quando o país ainda era socialista. A ausência de amor, alegria e esperança sob o regime de opressão dão a atmosfera das narrativas.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (21)Ver mais
    Higor picture
    Higor19/01/2018Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Sobre a necessidade de conhecer vozes amargas e ásperas

    É um fato incontestável: basta ler um pouco da biografia de Herta Müller para se sentir atraído por qualquer livro dela. Sendo o pai nazista e a mãe deportada, ainda adolescente, para campos de concentração de trabalho forçado da União Soviética, a literatura de Müller é conhecida, além dos relatos autobiográficos, por ser fonte de resistência ao preconceito. A leitura de ‘Depressões’, livro de contos que narram uma aldeia alemã em tempos de ditadura militar aparentam ser uma porta de entrada perfeita para conhecer a autora, mas o mesmo se mostra, com o passar das páginas, embora necessário, bastante intragável e que o leitor, mesmo o mais persistente, não veja a hora de acabar logo, para se livrar de tão pesado fardo. O curioso é que o livro não chega nem a 200 páginas, mas parece que dispõe de muitas centenas, um prolongamento difícil de histórias dolorosas de pouco mais de três páginas, cada, exceto a história que dá título a coletânea. ‘Depressões’ é uma novela em que conta o dia a dia de uma adolescente descobrindo o mundo, aparentemente comum para ela, já que ela sempre viveu naquela miserabilidade opressiva sem conhecer outra versão do mundo, por mais ínfima que seja. É através da inocência da garota que o leitor vê o quão cruel e sufocante é a vida naquela aldeia pobre, esquecida por todos, e como a garota não percebe pelo olhar dos pais o quão eles poderiam ser felizes, mas não têm força de tentar melhorar de vida. O comodismo é gritante, e o leitor precisa respirar fundo diante de tal disparate. O mesmo conformismo escancarado diante de tal sofrimento se encontra em pequenos contos, como ‘O banho suábio’ e ‘Dia de trabalho’, impregnando fortemente em ‘Crônica da aldeia’, um conto sem clímax, mas que mostra que, ao contrário do que muitos pensam, uma vida rural e urbana, naqueles dias ditatoriais, era idêntica, com apenas palavras e expressões diferentes para explicar a cada tipo de sociedade o que estava acontecendo ali. Longe de ser uma literatura prazerosa, Herta Müller e sua escrita têm a difícil missão de representar os desapossados, como citou a própria Academia, aqueles grupos e nações que sofreram, e ainda sofrem, diante de um sistema político opressor que cala e dita o povo, mesmo que para isso seja necessário matar. Diante de tal circunstância, tal grupo é necessário para o mundo, as vozes que lutam pela liberdade de expressão, por dias melhores. Uma literatura consistente e de qualidade, o fato de ter histórias dolorosas e intragáveis demais faz com que o livro seja abandonado com frequência, esquecido na cabeceira da cama, não por ser ruim, mas por ser real demais para se ler de uma vez só. Uma página ou outra por dia às vezes se mostra mais que o suficiente para se acompanhar. Este livro faz parte do projeto 'Lendo Nobel'. Mais em:

    9 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 173
    • 5 estrelas18%
    • 4 estrelas39%
    • 3 estrelas31%
    • 2 estrelas9%
    • 1 estrelas3%
    Herta Müller profile picture

    Herta Müller

    Herta Müller é uma escritora, poetisa e ensaísta alemã nascida na Romênia. Destaca-se pelos seus relatos acerca das duríssimas condições de vida na Romênia sob o regime político comunista de Nicolae Ceauşescu, vividas em sua juventude quando foi perseguida pelo governo ao recusar-se a colaborar com o serviço secreto. Como resultado, Hertha exilou-se na Alemanha, local onde construiu sua carreira literária (ela escreve em alemão). Foi casada com o escritor Richard Wagner. Em 2009, foi agraciada com o Nobel de Literatura por, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".

    28 Livros
    62 Seguidores
    Timiș, Romênia

    Herta Müller