Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores147
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Leste do Éden - Vidas amargas

    John Steinbeck

    Círculo do Livro
    1989
    642 páginas
    21h 24m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    4.3
    26 avaliações
    Leram58Lendo4Querem84Relendo0Abandonos1Resenhas2
    Favoritos7Desejados84Avaliaram26

    Clássico da literatura norte-americana, há 50 anos A LESTE DO ÉDEN (Vidas amargas) foi adaptado para o cinema por Elia Kazan e estrelado por James Dean numa atuação célebre que o projetou internacionalmente. Depois do seu desastroso depoimento para a Comissão sobre assuntos antiamericanos, presidida pelo senador Joseph McCarthy, Kazan recorreu à parábola bíblica para refletir sobre a sua própria condição na sociedade americana. Publicado originalmente em 1952, A LESTE DO ÉDEN foi o projeto mais ambicioso de John Steinbeck, que passou 11 anos se preparando para a empreitada. Na prática, o livro consumiu um ano de trabalho ininterrupto, 25 dúzias de lápis, cerca de três dúzias de resmas de papel almaço e 350 mil palavras (antes dos cortes). No final desse esforço hercúleo, o autor tinha um calo no dedo médio da mão direita e o seu melhor livro. O romance, além de reconstruir o confronto bíblico entre Caim e Abel - colocando de um lado do ringue um invejoso e cruel Caim e, do outro, o magnânimo e bondoso Abel -, cobre a história dos Estados Unidos desde a Guerra Civil até a Primeira Guerra Mundial. John Steinbeck entrelaça com maestria a história de sua família, a do seu país e da própria condição humana, condenada a viver num mundo trágico do qual Deus partira. Steinbeck escreveu o romance para seus filhos, a fim de que entendessem as origens de sua família. Migrantes europeus que atravessaram mares em busca do jardim do Éden e que, no paraíso californiano, foram picados pela mesma serpente, que por um lado incita os filhos de Deus ao pecado e por outro lhes dá o inalienável direito humano da escolha. Trata-se de um hino ao individualismo emersoniano, tão americano quanto a prosaica torta de maçã.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Carla Flores picture
    Carla Flores21/11/2023Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    A história de todos nós.

    Um psicólogo em ênfase em TPN vai se fartar de material aqui. Começa em meados de 1862 com Cyrus Trask e termina em 1918 com Caleb Trask. Começa com Samuel Hamilton, avô de John Steinbeck e toda sua prole, ou quase toda.  Eu queria muito saber mais sobre a vida de Steinbeck e acho muito bem que daria um belo filme. Principalmente a parte que a gente não vê nas obras dele, apesar de tudo. A história de uma família nunca é de uma família só, sendo a união de duas pessoas, duas famílias. Mas aqui, foi um encontro casual de duas famílias, que pode ser simbolizado pelas ondas na água ao cair de uma pedra. Lee é mesmo imortal. Assim como Samuel. Cathy é um prato cheio de Narcisismo. A melhor descrição e interpretação que se poderia ter de um narcisista é ela. Será que é real?! Ou foi uma criação de Steinbeck. Fiquei bastante interessada em saber qual a relação de Steinbeck com Ernest, seu pai, apesar de que pela forma como ele se refere a ele na narrativa não há muito o que descobrir, eu só queria saber o por quê. Samuel é um cara excepcional, assim como Lee. Muito sobre a guerra, os preços, os trâmites políticos e culturais da época é mencionado e nos transporta pra lá. A dureza da vida, bem como a ganância são marca registrada de Steinbeck. E bebida, muita bebida, como amortecedor das cargas da vida, como celebração e relaxamento, como inspiração. Essa, é a história de todos nós. O desejo inato de amar e sermos amados, de sermos nutridos, compreendidos. O abandono, a rejeição, a frustração, competição, inveja, ciúme, raiva, A CULPA, como fatos inexoráveis da existência. O bem e o mau. E o "poderás", vulgo livre-arbítrio. Como uns são amados tão facilmente e outros, por mais que mereçam e se esforcem, não o são. Uma história que é sobre todos nunca morre.

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 26
    • 5 estrelas54%
    • 4 estrelas35%
    • 3 estrelas8%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas0%
    John Ernst Steinbeck, Jr. profile picture

    John Ernst Steinbeck, Jr.

    John Ernst Steinbeck é um dos principais escritores norte-americanos. Prêmio Nobel de Literatura de 1962, destaca-se pelos temas proletários e pelo uso de qualidades arquetípicas em seus personagens, combinando humor e uma aguda percepção social. As suas obras principais são <i>A Pérola</i> (The Pearl, 1945), <i>A Leste do Éden</i> (East of Eden, 1952) e <i>As Vinhas da Ira</i> (The Grapes of Wrath, 1939), considerada sua obra-prima e vencedora do Prêmio Pulitzer de 1940. Steinbeck alcançou também grande sucesso como roteirista, tendo sido indicado em 1944 ao Óscar de melhor roteiro pelo filme <i>Lifeboat</i> de Alfred Hitchcock.

    90 Livros
    369 Seguidores
    Califórnia, Estados Unidos

    John Ernst Steinbeck, Jr.