Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores141
    • Similares7
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Testamento de Um Excêntrico -

    Júlio Verne

    Carambaia
    2017
    676 páginas
    22h 32m
    ISBN-13: 9788569002253
    Português Brasileiro
    3.8
    24 avaliações
    Leram29Lendo3Querem107Relendo0Abandonos2Resenhas5
    Favoritos5Desejados107Avaliaram24

    "O Testamento de um Excêntrico", publicado em 1899, foi um dos últimos romances escritos por Jules Verne (1828-1905). Nele, o escritor que se tornou célebre no mundo todo por suas viagens extraordinárias cria uma história que se passa inteiramente nos Estados Unidos e traça um panorama detalhado do país e de suas diversas regiões no final do século XIX. William J. Hypperbone, o excêntrico do título, é um milionário de Chicago que não tem herdeiros e resolve deixar sua fortuna estimada em 60 milhões de dólares para aquele que, entre seis concorrentes escolhidos por sorteio, chegar antes ao final de um jogo de tabuleiro. A competição, cujas regras fazem parte das disposições testamentárias do defunto, baseia-se no modelo do Nobre Jogo do Ganso, no qual os jogadores se movem sobre um tabuleiro de acordo com o número obtido no lance dos dados. Na versão Hypperbone do jogo, cada casa do tabuleiro representa um estado americano. Assim, conforme os dados são lançados, os participantes se deslocam, de trem, a pé ou a cavalo, de barco ou de bicicleta, para os quatro cantos do país. Precisam enfrentar uma série de obstáculos, idas e vindas, até o primeiro alcançar a 63ª casa do tabuleiro, correspondente ao estado de Illinois. Durante o périplo dos personagens, o autor aproveita para descrever as paisagens, dar informações sobre as cidades e regiões visitadas pelos jogadores. Nos últimos anos, "O Testamento de um Excêntrico", fruto de uma fase madura de Verne, vem sendo redescoberto pela crítica na França. Menos conhecido que seus outros romances, ele foi incluído na célebre Bibliothèque de la Pléiade em 2016, e avaliado como a obra mais moderna do autor, que teria inspirado escritores como Raymond Queneau, Julio Cortázar e Georges Pérec, que retomaram a ideia do jogo em suas obras. O livro, traduzido por Mauro Baladi e Regina Schöpke, autora também do posfácio, é publicado pela primeira vez no Brasil.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (7)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Wellington R. Sacoman picture
    Wellington R. Sacoman30/10/2021Resenhou um livro
    3 (Bom)

    O Testamento de um Excêntrico – 7,5

    Curiosamente, minha primeira obra de Jules Verne não é famosa como suas outras. Começarei pela edição: é uma das melhores disponíveis pela Carambaia. O formato é excelente, seja para leituras longas ou curtas, em casa ou no trabalho; o papel é confortável, a impressão é primorosa e há inúmeras fotografias e mapas antigos; também há fitilho e bom posfácio. O excêntrico do título é um rico idoso, proeminente membro do clube mais famoso da cidade. Sem herdeiros e prestes a morrer, decide que sua fortuna ficará com quem ganhar uma competição: cruzar os Estados Unidos com base no rolar de dados; quem chegar primeiro à última casa (Estado), vence. Pessoas aleatórias são sorteadas, das mais diversas classes e contextos, e se tornam as protagonistas; ou melhor, coadjuvantes, já que a verdadeira figura central são os Estados Unidos. Agora fica fácil entender por que considero a edição tão boa; com as fotografias, é possível se sentir nos ambientes descritos e viajar junto. Faz algum tempo que li, mas me recordo de sensações ambivalentes. Por um lado, foi extraordinário conhecer as diferentes culturas e paisagens; das planícies às montanhas, do calor ao frio, de cidades recém-nascidas a povoados centenários, é, provavelmente, o melhor livro que conheço para se imaginar os EUA. Por outro lado, são 600 páginas disso; chega uma hora que cansa, e eu cansei. Nos últimos capítulos, apenas aguardava o término; e, com a leitura atenta, você adivinha o fim – não é grande coisa. Recomendo para amantes de viagens e fotografias, ou para quem não resiste a uma belíssima edição literária.

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.8 / 24
    • 5 estrelas29%
    • 4 estrelas42%
    • 3 estrelas13%
    • 2 estrelas17%
    • 1 estrelas0%
    Jules Gabriel Verne Allotte profile picture

    Jules Gabriel Verne Allotte

    Júlio Verne nasceu em 8 de fevereiro de 1828 na cidade francesa de Nantes e na casa de verão da família. Seu pai, Pierre Verne, era um magistrado de Provins. A proximidade do porto e das docas constituíram grande estímulo para o desenvolvimento da imaginação do autor sobre a vida marítima e viagens a terras distantes. Em 1839, partiu para Índia como aprendiz de marinheiro, mas foi interceptado por seu pai em Paimboeuf, o que fez Verne prometer que viajaria

    315 Livros
    1.902 Seguidores
    Loire-Atlantique, França

    Jules Gabriel Verne Allotte