Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores142
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Prima Bete -

    Honoré de Balzac

    Ediouro
    1993
    372 páginas
    12h 24m
    ISBN-10: 8500223448
    Português Brasileiro
    4.1
    26 avaliações
    Leram45Lendo5Querem90Relendo1Abandonos1Resenhas3
    Favoritos4Desejados90Avaliaram26

    A Prima Bete é uma solteirona. Os tios têm uma sobrinha que está numa boa idade para casar, mas não tem dote algum. Ela descobre que a prima solteirona tem um pretendente, um artista pobre, e rouba, numa artimanha vergonhosa, o pretendente da prima. A Prima Bete, revoltada com a traição de toda a família, que compactua com a artimanha, planeja uma vingança. A obra então mostra todas as artimanhas sórdidas que A Prima Bete faz para se vingar da prima que lhe roubou o noivo.

    Resenhas (3)Ver mais
    Gláucia Renata Beretta picture
    Gláucia Renata Beretta05/02/2018Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    A Prima Bete - Honoré de Balzac

    Publicado em 1846 faz parte de Cenas da Vida Parisiense (Estudos de Costumes), formando com "O Primo Pons", Os Parente Pobres, uma subdivisão dentro da CH. Lisbeth, prima da baronesa Adelina Hulot, nutre por essa última uma mágoa misturada à inveja antigas e sonha em um dia poder se vingar, não apenas dela mas de toda a família direta e colateral. Não há um motivo tão concreto: faltou-lhe beleza, oportunidade de um bom casamento, fortuna. Bete sempre se sentiu humilhada perante Adelina e não se incomoda em esperar anos a fim de efetivar sua vingança. Objetivo não tão difícil de conseguir dado o caráter do Barão de Hulot, o protótipo do homem devasso e infiel. O oposto de sua esposa, exemplo máximo de virtude e resignação. Para isso usa a amiga Valéria Marneffe, sedutora, ambiciosa e dona de uma beleza quase perfeita. Temos aqui um personagem brasileiro que de brasileiro não tem nem o nome: Barão Henrique Montès de Montejanos, figura um tanto quanto exótica e apaixonada. Bete é de uma inteligência e sagacidade assombrosas e deverá usar todo seu poder de manipulação a fim de levar seu intento diabólico até o final e de forma que ninguém perceba sua mínima participação nos eventos desastrosos. Paulo Rónai nos revela no prefácio que existem algumas semelhanças entre alguns personagens dessa obra com Victor Hugo, seu amigo e "rival" bem sucedido por ter conquistado coisas que Balzac almejou em vão. O autor adorava anagramas e temos Hector Hulot - Victor Hugo e Adeline Fisher - Adèle Foucher, figuras da vida real e da ficção vivendo situações um tanto quanto semelhantes. Existe uma adaptação cinematográfica de 1998 com Jessica Lange no papel-título que pretendo ver: A Vingança de Bette.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 26
    • 5 estrelas38%
    • 4 estrelas46%
    • 3 estrelas12%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas0%
    Honoré de Balzac profile picture

    Honoré de Balzac

    Foi um renomado escritor francês. Uma de suas principais obras foi A Comédia Humana, série de romances notáveis e contos em que Balzac demonstra as principais características de seu estilo literário: sentimentos, realidade social, descrições minuciosas, cotidiano da vida burguesa, imaginação e valorização das paixões humanas. Passava aproximadamente 15 horas por dia escrevendo movido a muitas xícaras de café. Casou-se no ano de sua morte com uma polonesa, Eveline Hanska, com quem manteve contato por carta por aproximadamente 15 anos.

    219 Livros
    382 Seguidores

    Honoré de Balzac