Chico Bento: Verdade

Chico Bento: Verdade




Resenhas - Chico Bento - Verdade


69 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lahis 05/09/2021

Chico do Orlandei
Mt fofo! Fala sobre o preconceito de quem habita ambientes urbanos em relação a ambientes rurais. Além disso fala sobre nosso folclore, costumes e temas mais profundos como perda e superação.

ps: estranhei um pouco o traço no início mas dps fui gostando bastante.
comentários(0)comente



Tha_Reis 13/08/2021

"Tem sido bem difícil encontrar sentido em algumas coisas"
"De todos os caprichos de Deus, o mais estranho é quando ele leva embora os seus milagres."

O Chico do Maurício não cai nas minhas graças, mas o Chico do Orlandeli me cativa muito. Continuo não gostando do traço do Orlandeli, mas admiro a escolha das cores e a fluidez entre os quadros.

Assim como em "Arvorada", o enredo de "Verdade" é pura poesia, usando da cultura rural, do folclore brasileiro - ("Tradição não tem pernas, garoto, se ninguém carrega, ela simplesmente morre.") - e da genuinidade do imaginário infantil para trazer uma reflexão sobre a efemeridade da existência - ("O acaso não costuma ser muito generoso com os planos.") - as verdades que constroem nossa identidade e nos dão razão de viver. E, mais uma vez, trazendo alegorias através de plantas - (A verdade é que não precisamos que as flores sejam iguais. Precisamos apenas que elas floresçam."). ?
comentários(0)comente



umi minoris 10/08/2021

Como o "Arvorada" conquistou enormemente um lugar entre os meus quadrinhos favoritos da vida, estava com bastante expectativa para esse novo trabalho do Orlandeli! Essa HQ tem uma história e narrativa bastante diferentes de "Arvorada", deixando até poucos espaços para comparações entre as duas HQs. Assim, em "Verdade" seguimos o Chico em uma aventura que, mesmo contendo alguns pequenos clichês, é espetacular de acompanhar no traço do Orlandeli. As cores e escolhas narrativas realmente te passam uma ambientação perfeita de cidades do interior e suas possibilidades. É linda e uma recomendação certa para quem gostar dos trabalhos do Orlandeli, do Maurício ou dos dois.
comentários(0)comente



Ayslan.Melo 01/08/2021

Saudades da turma
Caraca, a quanto tempo eu não via uma história inédita da turma do Chico. Maravilhosa, bem semelhante ao que sentia quando era criança e lia sobre esse mundo lindo da natureza que Maurício criou pra o Chico.

Envolvente, trazendo um homem da cidade para quebrar seus preconceitos, Verdade é lindo de se ler e imaginar no tempo em que éramos inocentes e tudo era mais fácil de ser acreditado! Super indicado esse quadrinho, maravilhoso!!
comentários(0)comente



regifreitas 28/07/2021

CHICO BENTO: VERDADE (2021), de Orlandeli.

Neste trigésimo número das Graphic MSP, Orlandeli retorna ao personagem recriado por ele em ARVORADA (abril de 2017).

Duas coisas me surpreenderam em ARVORADA. Primeiro, a beleza do traço de Orlandeli - é uma das mais belas graphic novels da série. Depois, a história - sensível e emocionante, como poucas! Já nesse segundo trabalho do autor com o célebre personagem de Maurício de Souza, se a primeira afirmação continua valendo, a segunda... nem tanto.

Graficamente continua sendo um trabalho belíssimo, e dizer isso já está se tornando repetitivo quando se fala das Graphic MSP. A qualidade das edições é indiscutível. Mas notei novamente aqui o que já venho observando - com exceções, como JEREMIAS - na maior parte dos últimos trabalhos lançados: os roteiros têm se tornado muito simplistas. Essa nova história do Chico Bento: já vi o mesmo argumento desenvolvido de várias formas nas revistinhas do personagem. Além de batida é repleta de clichês.

A HQ é visualmente linda! Orlandi é dos melhores quadrinistas que já passaram pelo selo. Mas a história é requentada e as emoções que ela deseja provocar, pelo menos para mim, não se concretizaram.
comentários(0)comente



Thais.Gaspar 20/07/2021

Perfeição
Mais uma vez Orlandeli conseguiu entregar emoção, aventura e uma dose de nostalgia. Que gráficos perfeitos, que escolha de paleta de cores perfeita?Tudo uma PERFEIÇÃO ????????
comentários(0)comente



EmilyCaetano 27/06/2021

Chico sempre gerou questionamento
A história envolve muito questões que nos lidamos com a nossa realidade. Essa necessidade de estar na internet para existir, de estar o tempo todo tentando capitalizar tudo, que a vida na cidade que é a única forma de ser feliz. Seu Adamastor encara um Chico feliz em viver como vive, com suas crenças, sua simplicidade. Uma ótima história.
comentários(0)comente



Ana 20/06/2021

Entre a imaginação e a realidade
Perfeito. Quase chorei lendo, pois Orlandeli simplesmente arrasou. Enredo:
Chico e família recebem a visita de seu Adamastor, que não acredita em nada que seus olhos não alcançam, e está visitando o sítio pois quer tirar fotos das flores de dona Cotinha, tornando-as modelos para as flores de plástico que deseja fabricar. Seu Adamastor faz pouco das crenças das pessoas da vila, e diz que o Chico terá muito mais medo de boletos quando crescer do que dos bichos e monstros da mata. Chico vai mostrar as flores para seu Adamastor, que conhece a dupla caipira da região, vê uma folia de reis, o que o deixa bastante emotivo, e Chico conhece sua história. Por fim, ocorre um acidente que ensina muitas coisas a seu Adamastor... a principal delas, é que não se deve debochar do que não se conhece. Quanto a Chico, aprende que até mesmo o que parece ser assombração pode ter uma explicação natural. Emocionante, sensacional, e não apenas uma leitura para crianças, mas principalmente para elas. Lindo de viver.
comentários(0)comente



Bárbara Krüger Guimarães 17/06/2021

Verdade verdadeira?
Verdade é uma delícia de ler, com o traço levemente assustador do Orlandeli fica ainda mais marcante cada quadro dessa jornada. Assim como em Arvorada, a história é bastante tocante e nós traz uma reflexão familiar muito grande, porém, não leia esperando a mesma carga emocional que Arvorada traz consigo, mesmo sendo denso, Verdade é um pouco mais leve e rápido de acompanhar, mas isso não o torna ruim.
Se eu tivesse que indicar uma forma de leitura, indicaria ler Verdade antes de Arvorada, pois a cronologia de eventos parece mais correta e você já pega o sentimento que Orlandeli traz para as obras dele de uma forma mais suave do que diretamente com o baque que Arvorada tem.
comentários(0)comente



Tifax 09/06/2021

Verdades
Acho incrível como diferentes autores conseguem transmitir a essência dos personagens do Maurício de Souza através das Graphic MSP.
A inocência do Chico, a forma cativante dele ver o mundo e a sua imaginação são pontos fortes nessa história. E afloram sentimentos fortes.
Muito obrigada Flávio por me emprestar essa HQ.
comentários(0)comente



Pratique.Livrotera 30/05/2021

A família do Chico Bento recebeu a visita de um senhor amargurado que vivia na cidade. ?
Para o seu Adamastor a vida não tem muita graça e tudo que é bom, para ele tem dias contados para acabar. ?
Ele é uma daquelas pessoas que após uma perca inesperada e dolorosa, acha que a vida perdeu o sentido. E não discordo dele, realmente perde o sentido viver quando se perde alguém que ama muito. Porém a vida é só uma, e mesmo em meio a dor precisamos encontrar um novo plano, algo que torne a dor um pouco mais suportável de se conviver. ?

Foi isso o que Chico tentou falar para seu Adamastor, porém ele não gostou de ouvir. ?

Até que acontece algo inesperado que os leva para o meio da floresta, de noite e para piorar, era noite de lua cheia ? ?

Na mata escura, com medo, com fome e cansados a imaginação começa a criar situações. E então para o homem que não acreditava em assombração o inesperado acontece... ?
O que posso dizer é que cai na floresta um homem e sai outro. Digo, fisicamente é o mesmo, só um pouco arranhado, mas mentalmente é outro. Agora com vontade de seguir um novo plano. ?

É isso gente, as vezes parece mesmo que não tem saída, mas sempre, para todo fim existe um recomeço. ?

?É talvez seja hora de um novo plano. ?
Abrir espaço para um novo jardim. ?
Novas flores. ?
Eu sei que elas não serão as mesmas. ?
Querendo ou não mudanças fazem parte da vida. ?
A verdade é que não precisamos que as flores sejam iguais. ?
Precisamos apenas que elas floresçam.??
comentários(0)comente



Bruno Olpor 28/05/2021

A verdade nem sempre é vista.
Essa coleção de GRAPHIC MSP dá sempre um show! E nessa história não podia ser diferente, realmente nos faz questionar o que é verdade e o que é a verdade, a vida é repleta de momentos, e nada é eternamente igual nem deve ser...
comentários(0)comente



Plumalume89 23/05/2021

Chico Bento está de volta às mãos de Orlandeli e novamente o resultado é divertido e emocionante ao mesmo tempo.
comentários(0)comente



@somaisumparagrafo 21/05/2021

@somaisumparagrafo
Chico Bento e sua família abriram as portas da casa para receber a visita de Adamastor. Um tanto quanto amargurado, esse homem da cidade grande considera o folclore um punhado de bobagens, mas passar algum tempo ao lado desse garotinho caipira irá render muitas aventuras e reflexões a esse homem tão descrente.

???

Sou fã de Orlandeli, tanto por sua arte minuciosa e expressiva que nos faz ser transportados para dentro das páginas, quanto por sua narrativa cheia de emoção, humor, aventura e ensinamentos. Neste segundo quadrinho de Chico Bento, o quadrinista mais uma vez explora a sabedoria popular caipira por meio de uma trama repleta de elementos da cultura brasileira, com direito a dupla caipira, Folia de Reis, Saci, Caipora, Mula sem Cabeça, Iara e Lobisomem, onde mito e folclore se mesclam com maestria.

Adamastor é um homem ranzinza e cético que foi despedaçado pelas adversidades da vida, mas no fundo tem um bom coração e só precisa de alguém que o faça parar, respirar e recalcular uma nova rota para os seus dias. E é aí que entra Chico Bento defendendo com unhas e dente suas crenças e costumes, mostrando ao homem da cidade toda a simplicidade e naturalidade da vida caipira.

Essa leitura veio em um momento primordial da minha vida, me deu vários tapas na cara e me deixou bastante emotiva. Aqui temos uma história que traz um choque entre as vivências urbanas e rural. Fala pinceladamente sobre a correria da cidade grande, da falta de tempo para realizar sonhos, sobre como nos deixamos ser absorvidos pela loucura da modernidade e não temos tempo para nos dedicar a natureza e as coisas simples e belas da vida. Nos mostra o quanto a vida nos muda, às vezes nos machuca e o quanto nos tornamos céticos. Com sua sabedoria, Chico Bento dá um show de lições de vida, que me fizeram refletir sobre a importância de desacelerar e apreciar o que está na minha frente. Mais uma edição da Graphic MSP que entrou para a minha coleção de favoritos.
comentários(0)comente



69 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR