Carnívora

Carnívora




Resenhas - Carnívora


29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2


Rafa 03/07/2020

Ótima HQ
Os traços são perfeitos, a história é rapidinha e envolvente, as conversas são com palavras das ruas. Li em 30 minutos de tanto que eu não queria largar a HQ, foi uma leitura muito boa !
comentários(0)comente



Juliana.Mattos 12/01/2021

Triste
Mostra a realidade brasileira dos morros e a situação violenta do RJ com um toque de ficção de terror
comentários(0)comente



CT dos Livros 14/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Carnívora
Autor: Péricles Júnior
Editora: @aveceditora
Gênero: HQ

“E quando o sangue, a morte e o terror são espalhados por uma força muito superior a dos traficantes ou policiais?"💀

Sinopse: Carlos, um policial civil à procura de sua noiva desaparecida após um sequestro. Como única pista, um endereço: Morro da Caveira. O maior complexo de comunidades do Rio de Janeiro. Mas não apenas isso. Intrigantes relatos dos moradores chamam a atenção. Todos contam a mesma história: o topo do morro é assombrado por pequenas criaturas carnívoras, parecidas com crianças, que levam terror e morte às redondezas. É lá que a procura de Carlos começa e ele vai encontrar o que menos espera.

Graças a nossa maravilhosa parceira @aveceditora , esse ano criei o hábito de ler HQs e essa para mim foi uma das melhores que li esse ano! Toda a história e narrativa me prendeu muito, assim como o gráfico esplêndido!

O que mais chamou minha atenção nessa HQ, foi a brutalidade da realidade apontada! Os tiroteios na favela, a corrupção da polícia, a violência latente ao nosso redor, tudo isso é escancarado de forma genuína.

Além disso, o autor soube mesclar a violência urbana com sobrenatural de uma forma sem igual! Tudo na história se encaixa muito bem e por incrível que pareça, faz total sentido! E para além de tudo isso, ainda temos grandes pontos de reflexão sobre as consequências de nossas escolhas, a dor de um amor que se foi, o peso de traições e muito mais!

Os personagens são muito bem explorados, e sofri junto com Carlos(ainda não superei tanto sofrimento)! Temos a Jéssica, uma protagonista extremamente forte, inteligente e astuta, a qual admiro até hoje!

Essa HQ ficou gravada na minha memória! Agradeço ao autor por ter escrito essa belezura, que está com a segunda edição em pré venda no site da @aveceditora !

Avaliação: ★★★★★!!💀

site: https://www.instagram.com/p/CCluYq8BYgO/
comentários(0)comente



SSMaia 17/09/2020

A hq é interessante, tem uma ideia legal, traço excelente que combina com a atmosfera, é rápida e tranquila de ler, com algumas críticas e propostas interessantes, porém o desenvolvimento deixa a desejar, há momentos na obra em que é real mente difícil saber se o autor mostra um acontecimento no momento atual ou se é um flashback. Conforme a história se desenrola o autor parece um tanto confuso em relação a como vai esclarecer e responder ao um dos principais mistérios da hq, os pequenos monstros carnívoros que dão nome a história e que aparecem logo no início, a impressão que fica é a de que o autor se perde em como explicar as criaturas. A obra tem seus problemas de narrativa, mas é realmente bem tranquila de ler, com um desenho muito bom e uma boa ambientação, é uma pena que haja essas confusões no enredo.
comentários(0)comente



Marcos 14/10/2020

Carnívora
Uma HQ muito interessante. Gostei do traço do Pericles Júnior. A história me surpreendeu, entretanto esperava por algo mais na linha do sobrenatural. Não que não seja, mas vejo a obra como uma HQ de ficção científica, com uns toques de horror. A sensação do medo do esquisito é o que realmente enriquece essa história.

Carnívora conta uma história de perdas. A trama acontece no Complexo do Caveira. Carlos, Parede e Jéssica são policiais que atuam nessa região, sendo a policial delegada adjunta. Drika é noiva de Carlos, a moça é sequestrada no Caveira. Numa busca incessante pelo paradeiro da amada, Carlos e Jéssica descobrem algo muito esquisito e funesto acontecendo naquele complexo. Especificamente, no topo, onde Jéssica conhece uma figura intrigante, o Negro Ziza, um umbandista que relata a trágedia em que perdeu seus filhos, uma travessa causada pela guerra frequente entre polícia e traficantes. Amadiçoando o morro por sua desgraça, Negro Ziza se vê como o grande causador de um mal maior, advindo de deuses enfurecidos. Algo tão monstruoso e nocivo que acabaria por matar muitos, ocasionando derramamento de sangue, manchando de dor e de aflição o Caveira.

"Temos as nossas escolhas.
E, com elas, suas consequências.
O que pode trazer a tona
os verdadeiros monstros."
comentários(0)comente



Luana 01/12/2022

Um misto de sentimentos
Os desenhos de Carnivora são incríveis e simplesmente me encantaram do inicio ao fim. A narrativa, porém, nem tanto. Não é que seja ruim, apenas extremamente confusa. No final, fiquei me perguntando se tinha entendido mesmo todo o plot, porque as idas e volta no tempo deixam a narração complicada. Alguns personagens também não são tão bem desenvolvidos, o que acaba atrapalhando a imersão. Por isso, o misto de sentimentos sobre esse livro.
comentários(0)comente



Cristina.Melo 22/01/2022

Top
Adorei a crítica social feita pelo livro, adorei o plot Twist, os desenhos são perfeitos de tão lindos. As vezes dá uma confundida no enredo, mas vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Larissa 09/05/2023

Uma Hq brasileira incrível! Ela aborda temas sensíveis (violência policial, criminalidade, desigualdade social e racial, variedade linguística e luto) e da profundidade a personagens em poucas páginas de uma maneira que não fica cansativo nem estranho, é uma hq com temática terror/horror sendo abordados de formas leves.
É uma leitura bem rápida e gostosa, super recomendo!
comentários(0)comente



Telma 08/09/2015

Suspense Policial Contempoaneo

08 SETEMBRO, 2015
Resenha: Carnívora


“E quando o sangue, a morte e o terror são espalhados por uma força muito superior a dos traficantes ou policiais?”

Carnívora é um álbum de terror que conta a história de Carlos, um policial civil à procura de sua noiva desaparecida após um sequestro. Como única pista, um endereço: Morro da Caveira. O maior complexo de comunidades do Rio de Janeiro. Mas não apenas isso. Intrigantes relatos dos moradores chamam a atenção. Todos contam a mesma história: o topo do morro é assombrado por pequenas criaturas carnívoras, parecidas com crianças, que levam terror e morte às redondezas. É lá que a procura de Carlos começa e ele vai encontrar o que menos espera. Mas não só sustos e sanguinolência que compõe Carnívora. A história faz refletir sobre o preço de nossas escolhas, o que pode trazer a tona os verdadeiros monstros.




Surtados, queridos:
Como estão vocês?

Antes que me perguntem, já digo que vou muito bem! Melhor agora após ler essa HQ e ter minhas dúvidas tiradas pelo próprio autor.

É isso mesmo! Não sou profunda conhecedora de HQs e seus traços e diálogos e tive algumas dúvidas. A Avec me colocou em contato com o autor que tirou minhas dúvidas e me fez ver ainda mais beleza onde a grata surpresa já havia sido presente!

Vou começar com a história em si e depois conto minhas dúvidas e as respostas do autor, ok?

A HQ já começa em plena ação no Complexo da Caveira, com perseguição policial.

O que seria pior? Ter a polícia em seu encalço e ficar às margens do morro ou ir até o topo e verificar se a lenda que ronda o local é verdadeira? Todos dizem que o topo do morro é assombrado e quem vai, não volta.

É claro que fiquei curiosa demais em saber o que rolava ali e Pericles Junior, segurou muito bem esse suspense.

O policial Carlos teve sua noiva sequestrada e vai até o topo do morro, se precisar, para encontrá-la.

Carlos tem uma presença fortíssima! Em todos os sentidos. (do tipo que pegaríamos! Não... melhor eu não escrever isso!)

Forte também é a presença de Jéssica, a delegada adjunta, recém chegada no local e já se deparando com uma missão dessa que deve liderar e, talvez por ser mulher ou novata, não é muito levada a sério... A construção do personagem dela é linda. Começa levando uma "comida" da chefe por não ter se imposto como devia e depois mostra a que veio.
Impossível não gostar de Jéssica!

Outra presença marcante, é a do ser religioso que perdeu os filhos num confronto de bandido e polícia. Eles morreram de bala perdida! É ele que explica todo o mistério que ronda o local para minha policial favorita: Jéssica.

Pericles também intercala passado e presente: Passado, quando Carlos conheceu e se apaixonou por sua noiva, na praia e presente, com a realidade de que ela foi sequestrada (por vingança?) e que talvez jamais volte a revê-la.

Tudo não é exatamente como parece. Há muitas surpresas e mistérios desvendados ao longo da HQ.

A outra maneira de ler a história é através das ilustrações de Pericles. Cara.... isso ele faz bem demais! As expressões faciais e corporais são de tirar o fôlego. O sombreamento, a perspectiva e a noção de movimento são lindos de ver. Tem toque de mestre ali.

Os diálogos são verossímeis. é a linguagem do morro, a linguagem policial. É cru! É denso!

Ainda falando dos diálogos, o que me chamou demais a atenção foi a inteligência da criação. A rapidez de raciocínio. A Sociologia ali contida, explícita em palavras e comportamentos, mas "escondida" através do entretenimento.

Ilustrando o que disse:










As dúvidas que tive e as respostas de Pericles, a quem agradeço mais uma vez e reitero: tornei-me fã!

Telma: O primeiro assassinato que acontece no livro, no topo do morro da caveira, acontece de noite, mas quando viramos a página e vemos o grito do cara que foi atacado, há nuvens brancas no céu e não parece ser noite, como mostrado anteriormente. Mesmo a luz da lua não deixaria o céu tão claro. Estou errada?

Péricles: A primeira parte seria pra dar um clima mesmo... as "nuvens" funcionam ali como neblina... tipo os bgs das primeiras versões do Scooby Doo... adoro esse clima e como é preto e branco tenho que ter cuidados pra mostrar o que quero, como o que aconteceu na cena seguinte.. já dei a informação que é noite e agora quero mostrar a cena.

Telma: Quando a sub delegada está tendo uma conversa com sua amiga e diz que está sozinha, que chegou em casa mas já já tem que sair de novo para trabalhar. No último quadrinho ela diz:"É lindinho, por que pegam tanto no meu pé?" Há uma mão no braço dela. É uma sugestão de que ela não está sozinha? Quem está com ela (não encontrei isso mais a frente).

Pericles: Ali seria ela segurando a própria perna. É porque ambos, braço e perna, estão na mesma direção... por isso deve ter confundido.

Telma: Amei a expressividade dos seus traços. Amei sua capacidade de colocar em evidência o que deseja. Amei sua noção de sombramento e proporções, amei a "sujeita" em alguns dos quadros...mas achei tudo um pouco claro para uma HQ de terror. A claridade foi intencional?

Pericles: A claridade foi intencional. Gosto de contar histórias frisando expressões corporais e faciais. Como disse anteriormente, dou a informação de que a cena é de dia ou noite e depois mostro a cena pro leitor "ler" os desenhos também... fora que acho algumas HQs de terror escuras demais. E no caso de Carnívora, temos mais elementos do que o terror propriamente dito.

Telma: É isso, vou fazer a resenha e queria tirar essas dúvidas antes. Queria saber o que se passou na sua cabecinha (além daquele maravilhoso trabalho de passo a passo da produção no final do livro.

Pericles: Novamente obrigado mesmo e qualquer coisa é só chamar.

Ao final, temos um maravilhoso passo-a-passo da produção das páginas e design dos personagens?

É pouco ou quer mais?




A capa é um show a parte!

A AVEC realmente capricha em toda a edição!

Se recomendo? Cara, corre e pega o seu! (se for maior de 16, tá?)









PS.: Possíveis erros gramaticais e/ou ortográficos serão corrigidos por mim posteriormente, a resenha tá fresquinha, fresquinha!...rs*

SE QUISER VER AS IMAGENS, DIRIJA-SE AO LINK ABAIXO. ;)


site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2015/09/resenha-carnivora.html
GiselleC 09/09/2015minha estante
Que saudades das suas resenhas! Nem sei se ainda lembra de mim, mas voltei a ser mais ativa agora e já estou doida pra ler essa HQ.


Telma 09/09/2015minha estante
ai Giselle!
Como você anda, menina?
que bom que voltou a ser mais ativa! \õ/
Montes de beijos em você!
Ah... se quiser, dá uma olhada nas promos e outras resenhas do blog!
http://surtosliterarios.blogspot.com.br/




yomaeli 05/07/2020

"vivo e sobrevivo à sombra do acaso."
Uma HQ cheia de personalidade, na qual Péricles consegue ilustrar e discutir violência urbana e policial com alguns elementos do sobrenatural. Ilustrações bem trabalhadas, ritmo acelerado e cheio de ação.
comentários(0)comente



Jhonathan Boff 24/04/2020

Legal
É uma hq bem interessante hahah você é pego de surpresa em alguns momentos. em legalzinho
comentários(0)comente



esthwr 14/04/2020

A história foi muito mal desenvolvida, talvez se fosse mais longo teria um melhor desenvolvimento do enredo. O livro terminou e eu fiquei tipo (???), fiquei com a impressão de não ter entendido nada (acho que não entendi mesmo K).
O único ponto positivo foi a ilustração que é excelente.
comentários(0)comente



Papeando Livros 05/07/2019

Carnívora.
Carnívora é uma HQ bem empolgante que nos envolve a história desde o início ao fim. Toda a trama é situada na Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro mas temos como plano de fundo, as problemáticas da cidade, os diferentes pontos de vista sobre as batidas policiais, seus danos e benefícios, o crime e a visão da população que convive com todo esse drama.

Logo de cara, nos é apresentado um enredo sobre os mistérios que o Morro da Caveira esconde, acontecimentos sem explicação que vão sendo elucidados no decorrer da história ao mesmo tempo em que novas temáticas são naturalmente inseridas. Enquanto devorámos as páginas, ficamos instigados a tentar descobrir a origem das diversas histórias que compõe toda essa trama.

O HQ cumpre perfeitamente bem ao que se propõe, a de sempre nos deixar curiosos! Suas ilustrações pitorescas reforçam isso e a qualidade delas praticamente nos forçam a apreciar e dar atenção a cada detalhe. A história conseguiu se manter bem atual devido a inclusão do tema em debate (as batidas policiais e a criminalização) além de compatibilizar de forma natural a inclusão do sobrenatural aos enredos e no fim, ter uma conclusão empolgante.

A narrativa visual do livro está sempre fluindo regada a ação. O autor definiu bem as suas propostas e foi fiel ao que queria expressar para o leitor. A obra também nos mostra um conteúdo extra sobre o processo de produção, a ideia sobre o roteiro, lápis, tintas, preenchimentos cinzas e balões, que ao ser compartilhado conosco, humaniza a obra, além é claro, de saciar a curiosidade dos apaixonados pelo gênero.

site: http://papeandolivros.blogspot.com/
comentários(0)comente



Ricardo Santos 14/11/2017

Mandou muito bem
Pericles Junior é um ilustrador carioca que trabalha para o mercado de quadrinhos americano. Em sua graphic novel Carnívora, também com roteiro seu, ele entrega uma ótima mistura de terror e trama policial. A história se passa no Rio de Janeiro, no fictício Morro da Caveira. É um cenário bem conhecido dos brasileiros e gringos. Tráfico, comunidade, policiais. Mas o autor tenta evitar clichês com um roteiro mais complexo. Faz crítica social sem prejudicar o prazer da leitura. O traço em preto e branco é marcante, com enquadramentos dinâmicos e bonitos. O clima de terror é eficiente, mas fica um pouco de lado para dar mais espaço aos dilemas éticos dos personagens policiais. No final, o saldo é muito positivo. Prova de mais um talento dos quadrinhos nacionais.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 16 a 29
1 | 2