Chico Bento: Arvorada

Chico Bento: Arvorada




Resenhas - Chico Bento: Arvorada


176 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Marcus 02/01/2022

Uma história que aquece o coração
Acho que um dos grandes acertos da Maurício de Souza produções foi essa linha graphic. É uma atualização dos personagens que tanto conhecemos, entrando mais a fundo em quem é cada um. Essa do Chico Bento, Arvorada, é de uma beleza e detalhes que, quando termina, além das lágrimas no rosto parece que conhecemos muito mais quem é o Chico. É uma história que mistura vários gêneros, mas de uma forma tão gostosa que você nem nota. A arte é incrível! Casa muito bem com o ambiente e é um deleite pra quem ama HQs. É uma daquelas recomendações cegas, podem ir a fundo e se surpreendam também com a qualidade e a evolução. Perfeita!
comentários(0)comente



Barbs 02/01/2022

Arte linda e história emocionante
Amei! Pra quem tem ou teve uma relação muito próxima com a avó, assim como eu, será intimamente especial.
Juba 03/01/2022minha estante




Carol 01/01/2022

Emocionante ?
As Graphics MSP sempre nos tocam de muitas maneiras. Essa é a minha quinta experiência com o selo e facilmente uma das favoritas. Orlandeli tem traços lindos e contou a história de Chico, Vó Dita e o Ipê amarelo de forma singular e poética. Os desenhos se mesclam ao texto para nos lembrar algo tão simples mas que por conta de toda correria do dia a dia acabamos por esquecer ou adiar: aproveitar os momentos simples do dia a dia. Simples e com tanto significado. Comecei minhas leituras de 2022 muito bem ?
comentários(0)comente



Erika.Ravanelli 26/12/2021

De longe a história mais bonita que o estúdio MSP fez.
Precisamos falar sobre "Arvorada". Como todos ao meu redor sabem, eu sempre sigo tudo o que a Maurício de Souza lança desde os meus primeiros anos de vida.
Recentemente me dou a louça e comprei diversos lançamentos com o selo Graphic MSP.
Primeiramente me surpreendi com a qualidade e a distinção da arte para cada um, e depois a incrível, absurda e profunda leitura que eles me proporcionaram. Todos repletos de significados e lições que devemos levar dentro da bolsa todos os dias.
Deixei um em particular por último, Arvorada.
Uma história rica na sua mais completa simplicidade, um texto tocante sobre como devemos aproveitar a vida e saborear tudo o que ela nos dá, seja o gosto doce ou amargo.
O que mais me deixou cambaleando por este enredo, foi o medo da perda e o arrependimento de uma escolha errada e por conta disso, de todas as histórias que eu já tive o prazer em ler, essa em questão foi a que mais mexeu comigo.
Confesso que estava postergando essa leitura, pois minha mãe leu antes de mim e me avisou o quão potente ela é. E realmente é.
Numa única página, com apenas um único quadro, um olhar triste e a frase "di novo não" Chico Bento me pegou pela mão e me levou no mais profundo canto da minha alma e me permitiu chorar como a muito tempo não fazia.
A todos que acham que por ser apenas um "gibi" da turma da Mônica, tirem a venda desses olhos e parem com esse preconceito bobo, eu recomendo essa história de leitura rápida a todos que estão precisando entender melhor as coisas, e principalmente, a si mesmo.
comentários(0)comente



Paulo 02/12/2021

O Chico Bento foi um dos primeiros personagens da Turma da Mônica que eu conheci junto com o Horácio. Um personagem sempre divertido, vivendo situações engraçadas em um ambiente rural que, para mim que nasceu em uma cidade grande, era idílico e sonhado. Amplos espaços, lindos ambientes e uma cultura oral passada para ele pela sua avó. Eu sempre quis conhecer o campo do Chico Bento. Arvorada é mais uma história do Orlandeli repleta de sentimento e belas mensagens. Aquele tipo de narrativa que tem cheirinho de bolo de fubá da vovó e que deixa para trás mensagens de positividade e de vida. Ao final dela, tenho certeza de que todos vocês ficarão tocados pelas mensagens da Vó Dita. Ah... sobre o meu carinho pelo Chico Bento e seu mundo rural, acabei me mudando para o interior depois de adulto. E hoje tenho meu próprio espaço amplo e um ipê roxo no meu jardim.

Arvorada começa com nosso querido Chico Bento brincando no campo, doido por um bom bolo de fubá. Vó Dita chama o seu neto para ir observar o ipê amarelo que tinha acabado de florir. Ver o espetáculo da natureza que é o ipê com todas as suas flores abertas. Mas, o nosso caipirinha estava cheio de fome e acabou dizendo que veria o ipê outro dia. Só que no dia seguinte todas as flores do ipê tinham caído e Vó Dita explicou que o ipê só fica totalmente florido poucos dias por ano. É aí que Chico Bento faz uma promessa de assistir a floração do ipê no ano seguinte junto com sua avó. Mas, os planos do nosso personagem podem ir por água abaixo quando ela fica gravemente doente. Como ficará o coração de nosso personagem depois de se sentir culpado por não ter visto o ipê com a sua avó quando ele ainda podia?

Orlandeli cria mais uma história memorável usando um personagem clássico da Turma da Mônica. Uma narrativa doce e agradável que traz para a gente a efemeridade da vida de tantas formas diferentes que pensamos se todo o quadrinho não foi gerado a partir dessa simples noção. E cada vez mais me convenço disso. O autor tem o poder de nos emocionar toda a vez que lemos uma de suas histórias. Sempre acabo com lágrimas nos olhos, seja de felicidade ou de emoção por alguma cena colocada por ele. Isso porque tudo é carregado de bastante sensibilidade e as situações possuem potência. O mais curioso é que cada leitor vai encontrar a sua cena favorita em trechos diferentes da história, seja quando Chico está pulando para pegar uma goiaba, seja a linda imagem de Chico e sua avó em frente a um ipê, seja a preocupação do personagem com sua avó doente. É curioso porque a narrativa segue uma linha bem constante de desenvolvimento não tendo altos e baixos. Ela é tranquila como o vento da primavera. E mesmo assim, ela consegue ressoar em noções corações como o som de um batuque em um tambor. Nosso coração pulsa junto com a história.

Como é legal ver o Chico Bento da minha infância. E em todas as Graphic MSP a gente fica pensando se o autor conseguiu captar o espírito do personagem criado pelo Maurício de Souza. E mais uma vez deu para perceber que sim, o Orlandeli foi perfeito ao construir o nosso caipira favorito. Ele é ingênuo, é brincalhão, é divertido. Talvez nada ilustre melhor o personagem do que ele pescando junto com o Zé Lelé. Em um lugar onde eles nunca pescam nada. Mas, eles curtem ficar ali o dia todo ouvindo os pássaros e apreciando a natureza. Sempre imaginei o Chico Bento sendo dono de um enorme coração, e Orlandeli conseguiu traduzir isso bem na sua HQ. Quando ele percebe a possibilidade de perder a sua querida avó, a gente quase pode ouvir o seu coração se partindo.

A imagem do ipê está presente ao longo de toda a HQ. E aí é preciso contextualizar. O ipê é uma árvore bem específica porque ela passa o ano inteiro sem ter nenhuma flor. Muito pelo contrário, o ipê é uma árvore chata e complicada de se cuidar (eu tenho dois ipês... um pequeno amarelo e um grande e roxo). Depois de passar pelo período de floração que acontece entre outubro e março, ele passa o resto do ano perdendo todas as suas folhas. Ele desfolha completamente, dando até a impressão de ter morrido. Mas sempre que ele perde as folhas, alguns brotos aparecem por toda a copa e aumentam o seu tamanho. E aí, pouco a pouco as folhas renascem completamente até o período da floração que é entre setembro e dezembro. Só que esse período é de poucos dias para o ipê; depois as flores somem e só surgem novamente no ano seguinte. O título Arvorada pode ser lido de várias formas diferentes. No prefácio, Maurício de Souza destaca dois, mas eu destacaria uma terceira leitura: Arvorada também pode significar a própria relação do ipê com as nossas vidas, já que todos os anos nós florescemos e perdemos nossas folhas para nos tornarmos pessoas melhores com brotos nascendo pelos nossos corpos. É uma imagem linda sobre como somos criaturas em uma perpétua transformação.

A relação do Chico Bento com a sua avó também é linda. Uma relação de amizade entre duas pessoas de faixas etárias completamente diferentes. Vó Dita tenta passar sua sabedoria e seus conhecimentos a seu neto, que representa uma nova geração que precisa aprender aquilo que os mais velhos tem a oferecer. A reverência e o respeito que Chico tem por sua avó representa muito em um mundo que hoje parece ser um adolescente rebelde se revoltando contra tudo e todos. Ver uma relação tão pura e inocente acalenta o meu coração. Como uma guardiã das histórias, é legal ver como Orlandeli traduziu isso para a HQ e até traz os personagens que fizeram parte das histórias assustadoras que a avó contou. O resgate de uma tradição que é repassada adiante para que a memória não se perca.

Fico em dúvida se acho O Mundo de Yang ou Chico Bento - Arvorada o melhor dentre os trabalhos do Orlandeli. Mas, vou ficar com o Chico porque eu tenho uma relação afetiva com o personagem. Ele embalou a minha infância e me permitiu sonhar. Fica ainda um plus ao que o autor fez nessa HQ: ele conseguiu pegar elementos narrativos de histórias clássicas do Maurício de Souza trazendo até mesmo a perda da Mariana, a irmãzinha mais nova do personagem que não veio a se desenvolver. Esse profundo conhecimento da mitologia do Chico faz dessa HQ rica em mensagens, detalhes e narrativa. Não só recomendo como considero obrigatório para todos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br
comentários(0)comente



Ramon 17/11/2021

O Valor do Tempo
Uma história maravilhosa que nos ensina com simplicidade que o tempo é uma moeda da qual apenas gastamos mas nunca recebemos de volta, e como isso é importante para vivermos e sermos presentes na vida daqueles que amamos.
comentários(0)comente



Jucyellen0 15/09/2021

Uma das melhores obras que já li
Nenhuma história em quadrinhos me tocou como esta. Enquanto lia, experimentei os mais diversos sentimentos: nostalgia, melancolia, paixão, emoção, entre muitas outras sensações as quais não tenho palavras para descrever. É uma obra pura e suave, e ao mesmo tempo triste e dolorosa. Ela fala, de forma leve e cuidadosa, sobre um dos maiores medos do ser humano: a morte. Ao chegar no fim desse quadrinhos, cada pessoa terá interpretado de uma forma diferente e terá uma visão diferente de qual é a melhor forma, para si, de lidar com a dor do luto.
comentários(0)comente



Bruna - @libros.et.libri 16/07/2021

Quentinho no coração, com um Q de Nostalgia!!!
HQ escrita com maestria pelo paulista Orlandeli, e com prefácio escrito pelo “pai” do personagem, Mauricio de Sousa.

Em Arvorada presenciamos de maneira envolvente cenas da vida simples do campo. Nos sentimos nostálgicos com a experiência e o carinho da vó Dita. Temos vislumbres de personagens do folclore brasileiro, além de extras com o processo de criação da história.

Vemos de maneira comovente o carinho e o amor em família e, através das paletas de cores usadas, os diálogos simples, mas certeiros, Orlandeli consegue nos fazer ficar com o coração apertado junto com o Chico Bento, torcendo pela melhora da Vó Dita.

Super recomendo a série desenvolvida com os personagens da turma da Mônica, pela Panini Comics. Principalmente por se tratar de personagens queridos para aqueles que nasceram na década de 80 e 90, que agora contam novas histórias através da ótica de quadrinistas nacionais.


site: https://www.instagram.com/libros.et.libri/
comentários(0)comente



Jessica Alves 06/06/2021

Esse quadrinho escrito e desenhado pelo Orlandeli, conta uma história de carinho e de amor entre o Chico Bento e sua vó Dita. Uma história que nos ensina sobre aproveitar as pequenas coisas da vida, assim como as pessoas que amamos. A arte do Orlandeli está incrível e a história traz um quentinho pro coração, o que faz valer a leitura.
comentários(0)comente



brentlejuice 06/06/2021

A vontade de chorar foi grande, mas a aquecida que deu no coração foi maior.
Com referências aos quadrinhos anteriores, Orlandeli nos mostra um momento muito importante na vida do Chico e de sua querida vó. Cada traço dessa graphic é mais bonito que o outro e a história em sim te prende (não conseguia largar o livro até saber o final).

Mais uma graphic MSP que amei! ?
comentários(0)comente



Daniel Pedrosa 02/06/2021

Momento único...
Uma história simples , mas, cheia de significado.
Uma reflexão sobre os momentos especiais da vida e como ter a consciência necessária para saber como aproveitá-los.
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/IyDgD9gsmTY
comentários(0)comente



Pedro Lima 31/05/2021

Chorei
Vontade de abraçar minha vó.
comentários(0)comente



Beatriz 27/05/2021

Tem um olho na minha lágrima...
Tempo o assunto mais arrasador e bonito que podemos encontrar na arte e na vida.
Essa história linda me fez pensar muito antes de escrever, porque algumas histórias te tiram as palavras e deixam só a emoção.
Então nessa singela resenha eu peço que sintam as páginas, elas têm muito poder e significado e vão te acolher.
comentários(0)comente



Vittor 24/05/2021

Emocionante
É uma bela história, bem curtinha, mas muito emocionante, recomendo a todos, o texto é de uma sensibilidade incrível, juntamente com os detalhes da ilustração.
comentários(0)comente



lindoso 24/05/2021

Malditos ninjas cortadores de cebola
Muito emocionante.
Eu nunca fui muito próximo ao Chico Bento mas mesmo assim essa Graphic conseguiu transpor toda a emoção e carisma do personagem, sem contar que tem um ritmo muito bom e a narrativa não fica cansativa.
O autor proporciona VERDADEIRAS PINTURAS MARAVILHOSAS, que conseguem transpor todo o sentimento que ele quer passar.
Apesar de perdas a vida segue, e o que sobra é lembranças, acho que essa é a real mensagem dessa obra.
Uma historia rica, linda, profunda e reflexiva, é uma das melhores graphic da MSP.
Literalmente, sem defeitos nenhum, zero.
Obrigado Orlandeli por proporcionar essa experiência a todos os leitores!
comentários(0)comente



176 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR