Cesariana

Cesariana



Resenhas - Cesariana


35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3


Jenifer Tertuliano 03/08/2021

Muito boa
Essa HQ aborda temas delicados como depressão, violência doméstica, tentativa de suicídio e religião.
Tudo isso durante a escola, adolescentes confusos vivendo em lares desfuncionais, uns mais que outros e em meio a esse caos, Lucas o personagem principal, se questiona sobre os pontos que acha falhos em sua religião ao mesmo tempo que tenta ajudar seus amigos.
Muito boa e reflexiva.
comentários(0)comente



Suzana 22/07/2021

Me identifiquei bastante com a HQ, principalmente a última parte quando o Lucas começa a questionar algumas coisas, senti que o processo foi o mesmo.
comentários(0)comente



Maria Tereza 28/02/2021

Mais uma obra sem igual
Lucas tem sensibilidade e bom senso para tratar de diversos temas. E, para cada um, ele tem um traço e uma vitalidade diferentes. Que autor impressionante, muito feliz em conhecer suas obras.

https://www.instagram.com/p/CLUx8xUD6wS/?igshid=h2j8w7u188nx
comentários(0)comente



@quadrinsdobatera 06/01/2021

"Cesariana", por Lucas Marques.
"A vida é um pêndulo que oscila entre o tédio e o sofrimento. A felicidade é apenas uma cessação de ambos!" - Arthur Schopenhauer.

A afirmação do filósofo alemão conversa de modo direto com a adolescência, período usualmente marcado por questionamentos e inquietações. Centrado nas variações inerentes a essa fase, o autor nos transporta ao seu tempo de Ensino Médio para contar sobre as as observações e inconsistências surgidos nessa época.

Na história somos apresentados ao universo de três amigos: Lucas, um recém adepto aos costumes mórmons que está determinado com sua atual escolha; Cesar, um problemático jovem que é guitarrista numa banda onde empunha um instrumento emprestado por não ter condições financeiras favoráveis; e Ana, uma moça que antes de conhecê-los encontrava-se deslocada por ser novata no colégio.

Em uma atmosfera marcada por shows de rock, aulas não frequentadas e manobras de skate, Lucas começa a observar que seus companheiros estão a adentrar em crises emocionais. No anseio de ajudá-los, recorre aos preceitos da fé na busca por soluções frente a tais vulnerabilidades, mas acaba por desenvolver uma série de autoquestionamentos acerca de sua religião em meio a essa procura, os quais convergem diretamente com pensamentos filosóficos oriundos de aventuras literárias, desembocando em consistentes mudanças na vida desse(s) indivíduo(s).

A fluidez da obra é capaz de gerar uma pronta identificação dada as várias indagações que o autor levanta, seja em relação a crenças, atitudes ou omissões. Ao longo do quadrinhos presenciamos situações diversas que nos fazem imergir naturalmente nos diálogos cotidianos ornamentados por uma carga filosófica que sempre esteve ali, mas que mostra sua força maior em momentos finais. Ao passar dos quadros vemos erros e acertos, verdades e mentiras, risos e choros, que fazem de "Cesariana" uma história de encontros e despedidas.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinhos #historiaemquadrinhos #quadrinhonacional #quadrinhosgram #instabook #leitura #livros #books #bateria #drums #fortaleza #ceara #brasil

site: https://www.instagram.com/p/CGBD91hjgUy/
comentários(0)comente



Barbara Miho 17/10/2020

Bom, vamos lá...
Eu comecei a ler essa HQ com os dois pés pra trás, o motivo é que eu sou membro ativa da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias desde criança, igreja esta que é retratada nesta história.

Quando eu ganhei essa HQ, eu não sabia que se tratava de uma história envolvendo a igreja, por conta disso, comecei a leitura com extremo receio, com medo do autor em algum momento denegrir a imagem da igreja que tanto amo ou trazer fatos absurdos.

A HQ é clara no sentido de que as dúvidas religiosas/filosóficas eram de Lucas. Mesmo nos momentos em que ele começou a questionar, jamais faltou com o respeito aos membros e a igreja.
Acredito que se eu conhecesse o Lucas pessoalmente, a minha relação com ele seria de extrema cumplicidade, assim como mantenho a amizade com muitos e muitos amigos afastados da igreja.

Algumas coisas me chamaram a atenção na história, como o fato de Lucas ter lido Akira e O Lobo Solitário (amo), ouvir RocknRoll (Sou roqueira também rsrs) e por ter sua atenção atraída ao budismo em um momento de sua vida.
Eu nasci e cresci no Japão. Um país que as religiões predominantes são o Xintoísmo e o Budismo, mais da metade da minha família são budistas, então eu consegui entender bem sobre o que o autor estava explicando em sua história a respeito da energia que rege o mundo e tal.

Algumas coisas me incomodaram bastante também, que é o contraste entre muitos palavrões misturando-se com assuntos sagrados (como a benção do sacramento, ordenação ao sacerdócio, estudos das escrituras etc).
Por exemplo, em uma página havia a ordenação ao sacerdócio e na página seguinte um palavrão horrível. Eu realmente não curti isso, não combinou nada sabe?

A qualidade da ilustração é inquestionável, de extrema qualidade, gosto de apreciar isso em uma HQ. Os traços bem feitos e bem expressivos!

Enfim, fiquei triste por Lucas ter se afastado da igreja, porém, nem todas as pessoas conseguem ter experiências espirituais e adquirir testemunhos e não é por isso que se tornam pessoas más ou desviadas ou seja lá que percepção que as pessoas têm de membros afastados rsrs, a maioria delas continuam sendo pessoas do bem que querem viver a sua vida em paz, cada pessoa é diferente da outra e o que nos cabe fazer é respeitar e ajudar no que pudermos.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 31 a 35
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR