Henri Désiré Landru

Henri Désiré Landru




Resenhas - Henri Desiré Landru


44 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Simone Bruxelas 31/07/2021

Fantastico!
A proposta de Chabouté nesta HQ, foi colocar a culpa de Landru um famoso serial killer francês do século 20, em dúvida, e francamente ele conseguiu abrir um grande debate. Chabouté é genial, fez muitas pessoas sentir empatia por Landru e outros se revoltarem contra seu trabalho, enfim, a HQ foi um sucesso. Revisitar os horrores de criminosos, é uma ideia excelente e original a ser desenvolvida, para outros assassinos em série. Além disso, os gráficos falsamente simples e todos em preto e branco, são absolutamente perfeitos, especialmente para esta história. Uma HQ livro para recomendar.
comentários(0)comente



Djeison.Hoerlle 11/04/2022

Eu hesitei um pouco em escrever sobre este quadrinho. Na verdade, não especificamente sobre este, mas sobre qualquer um que aborde a temática serial killer. Isso porque o fascínio que nossa sociedade tem por este tema muito me incomoda e até me choca um pouco. Volta e meia me pego refletindo sobre os motivos que nos levam a incursões de horas diante de documentários da Netflix, reportagens de TV, livros e artigos acadêmicos sobre o tema. Arrisco dizer que a definição que mais me atrai é a de Miriam Elza Gorender em seu artigo “Serial Killer: o novo herói da pós-modernidade”, na qual, por meio de uma analogia a Hannibal Lecter, traz a provocação “Se Deus é o maior dos assassinos, por que não pode o homem também matar?”. Uma fantasia de poder em seu estado cristalino.

Inclusive o título deste artigo se faz especialmente apropriado quando levamos em conta que Landru, o protagonista da vez, viveu justamente o advento da modernidade e de conceitos como a morte de Deus, segundo o filósofo alemão Nietzsche, que pareceram desafiar os homens ególatras até os limites do que pode ser considerado a falta de humanidade, temática inclusive abordada em Crime e Castigo, de Dostoievski.

Mas deixando para lá esse blábláblá de acadêmico charlatão e voltando-me para onde um dia eu menti para meus seguidores que focaria - os quadrinhos - preciso dizer: Chabouté conseguiu de novo.

O autor é um mestre do contraste entre nanquim e papel. Juntamente com o estilo narrativo lento e os planos-detalhe extremamente expressivos, organiza-se um pequeno conjunto de assinaturas que fazem da sua obra uma das mais charmosas que temos acesso hoje no mercado.

O ponto, porém, é que já vimos sua roupagem em álbuns mais reflexivos e por que não, acalentadores, mas em uma história digna de um thriller, é a primeira vez.

E o efeito deste singelo encontro me foi especialmente agradável na obra em questão, que parece unir o útil ao agradável, não somente criando atmosfera, mas também aumentando nosso nível de imersão.

Há ainda um detalhe interessante quanto ao roteiro, que se propõe a fazer uma releitura com ares conspiratórios da história de Landru. Somando isso à sábia decisão de não trazer violência explícita, temos um prato cheio para os amantes de quadrinhos de valor histórico-biográfico.

Cabe também, por fim, um comentário sobre a posição do quadrinho no mercado hoje: ele ainda possui estoque na Amazon, entretanto temos observado um esgotamento crescente dos materiais de Chabouté, portanto eu não será surpresa caso ele suma nos próximos seis meses. Eu não perderia tempo.
comentários(0)comente



Igor.Banin 05/10/2022

Bom
Boa história curta de um dos casos criminais mais emblemáticos da França. Arte impecável, roteiro, nem tanto.
comentários(0)comente



Vitor16Hq 02/05/2023

Serial Killer por Chaboute
É o primeiro quadrinho que leio desse autor, que é muito reconhecido pelo seu trabalho.

Geralmente não leio muitos livros baseados em fatos reais, mas as melhores leituras que tive disso, foi em quadrinhos, como o emocionante Em Ondas, e excelente Maus, e esse é um bom quadrinho.

O quadrinho começa no julgamento, que é um ótimo monólogo e depois volta para o passado.

A forma como ele atraia as vítimas é bem narrado, ele teve uma boa sacada de narrar as mortes sem violência, uma página inteira com 4 quadros com o local e as onomatopeias.
comentários(0)comente



Ize 06/11/2021

Amei! A história é um suspense, tem tribunal e um final surpreendente. Fiquei muito presa ao enredo e não esperava o plot final.
comentários(0)comente



Gabriel Farias Martins 24/05/2022

Um barba azul entre tantos.
Gostei da leitura, os traços do Chabouté já se tornam familiares.
A história se passou na França durante a primeira guerra, além do assassinato em si, também nos deparamos com a solidão e falta de perspectiva.
Tanto pelas vítimas quanto pelos golpistas.
comentários(0)comente



Nane 18/04/2021

Nunca matei ninguém!
Não conhecia a história de Henri Désiré Landru, achei a história envolvente que li em pouco tempo. Me instigou a pesquisar mais sobre o assunto e perceber que nada é o que parece...
comentários(0)comente



Marcelle.Abreu 08/04/2021

Muito bom
Gostei muito da história, HQ bem fluida e bem rapidinha de ler ! Me instigou a pesquisar mais sobre esse caso tão interessante !
comentários(0)comente



Wes 28/11/2020

Poderia ser bem melhor...
Se não ficassem enrolando na parte de ?encantar? as vítimas, porém gostei do final
comentários(0)comente



andersongump 24/09/2020

É fácil embarca nas histórias de Chaboté
A capacidade narrativa de colocar o leitor no contexto histórico da época de forma tão suave é o segredo desta obra. De trincheiras á belas ruas de Paris descobrimos como pode nascer um dos maiores psicopatas ou mistério de conspiração da França.
comentários(0)comente



David 07/09/2020

Muito bom!
Fiquei com o pé atrás no começo: tinha acabado de abandonar um livro super chato que falava exatamente sobre um assassino em série que realmente existiu. Mas a abordagem do autor ao tema (sem falar dos desenhos!
comentários(0)comente



Luiz 08/10/2023

*********
****************************************************************************************************
comentários(0)comente



Felipe 10/09/2022

É sempre muito bom ler chaboute, fazia tempo que não lia e foi ótimo reencontrar a sua arte.

Pela beleza do traço...

Pelo uso extraordinário do preto e branco (fiquei uns 3min apreciando aqueles ratos desenhados por ele naquela parte da guerra)...

Pela forma firme como ele nos conduz a acompanhar a narrativa no ritmo dele se utilizando dos recursos gráficos pra isso...

Pela forma como gere de forma suave a repetição dos atos hediondos, bem como a forma como evita, com sucesso, ser gore ao contar uma história podre dessas...

Pela crítica social, que é o foco dessa releitura que é também bem colocada...

Pelos momentos de tensão e desconfiança cirúrgicamente inseridos a fim de evitar a banalidade do bom senso de dado personagem...

Enfim, chaboute é um artista soberbo, recomendo sempre para todos.
comentários(0)comente



joaoggur 21/08/2020

Excelente, mas não é a melhor HQ do Chaboute!
Gostei muito da HQ, mas ela não chega nem perto de títulos como: ?Moby Dick? e ?Um pedaço de madeira e aço?.
Fui com a expectativa alta e me decepcionei. Mas a leitura é muito boa, recomendo para veteranos de Hqs do Chaboute!
Wagner 27/08/2020minha estante
Também tive essa impressão... Talvez se ele tivesse se atido aos fatos históricos em união com sua ótima narrativa poderia ter chegado em um resultado um pouco melhor... Não é ruim, mas falta algo(ou talvez tenha coisa demais).


joaoggur 27/08/2020minha estante
Concordo, Wagner! Também senti falta de um texto introdutório explicando um pouco da história.
O quadrinho não é ruim, mas comparando com outros do Chaboute, não é lá essas coisas!




Gabriela Gonçalves 13/10/2021

Bastante interessante
Achei bem surpreendente e legal porque, como tinha visto a sinopse bem por cima, achava que a história seria tipo uma biografia do Landru.

A história oficial do Landru é envolta por muitos mistérios, falta de provas conclusivas e descaso por parte dos policiais franceses. Aproveitando isso, Chabouté nos apresenta a sua versão e reconta a história de Landru de uma outra forma. Longe de mim querer passar pano para assassinos em série, mas Chabouté lança aquela semente da dúvida: será que poderia ter acontecido assim?

Achei bem interessante a história em si e muito bem contada. Em relação ao estilo de traços do Chabouté, acho que não sou apta para opinar pois entendo pouquíssimo desse universo de ilustrações, desenhos e técnicas. Mas Chabouté trabalha com traços em preto e branco que acabam trazendo um tom mais sombrio e misterioso para a obra. Quero ler mais histórias dele!
comentários(0)comente



44 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR