Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos

Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos Vários Autores


Compartilhe


Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos


Cadernos de Debates Nova Cartografia Social (Vol. 1 - Nº 3)




Este terceiro número do Vol. 01 “Caderno de Debates Nova Cartografia Social”, ora apresentado, contém trabalhos discutidos durante a III REA - XII ABANNE, realizada em Boa Vista (RR), na Universidade Federal de Roraima, entre 14 e 17 de agosto de 2011.
Os conflitos sociais que envolvem as comunidades quilombolas são apresentados como inevitáveis, sob a argumentação de que a política, a justiça e as decisões econômicas prevalecentes e “racionais” não estariam no campo da escolha destes agentes sociais. As novas diretrizes econômicas, definidas como “desenvolvimentistas” ou de “protecionismo” e defesa comercial28, expressam decisões de curto prazo e de caráter emergencial. A dominação política legitima-se no conflito, assim como opera com base na violência física e simbólica.
Os trabalhos desta coletânea situam-se, portanto, no campo da pesquisa antropológica, focalizando debates em torno do ativismo judicial e das implicações da judicialização da política nas práticas dos antropólogos e contribuindo para que possam emergir novas possibilidades de ações, visando restituir direitos e conduzir a uma análise crítica da violência nos conflitos sociais e das formas de mobilização étnica para combatê-la.

Sociologia

Edições (1)

ver mais
Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos

Similares

(1) ver mais
Ser Escravo no Brasil

Resenhas para Quilombolas: reivindicações e judicialização dos conflitos (1)

ver mais
on 4/6/16


Não sou leitor rotineiro de literatura acadêmica, por conta do formalismo que tende a tornar ou sugestionar a leitura como chata. Meu incômodo se expressa principalmente nas muitas notas de referências, que trazem um universo à parte, vão picotando a fluidez do texto e muitas vezes fazem com que eu perca o fio da meada. Obviamente é algo pessoal e, apesar das dificuldades, não as descarto de minhas buscas. E ainda bem, pois essa publicação foi uma das leituras mais interessantes que fi... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

z.....
cadastrou em:
31/05/2016 14:23:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR