Retórica

Retórica Aristóteles


Compartilhe


Retórica





Na "Retórica", a arte do orador, Aristóteles (384-322 a. C.) explica a seus alunos mais do que as técnicas de oratória que podem convencer juízes ou encantar uma assembleia política. O que o orador deve saber sobre costumes, capacidades intelectuais e características psicológicas a fim de atiçar emoções e convencer diversos públicos?
Aristóteles revela que, desde muito cedo na cultura ocidental, se sabe que os meios de persuasão podem ser "lógicos" ou "morais". Uma plateia pode ser convencida por meio de raciocínios dedutivos ou por exemplos, pela impressão causada pelo caráter do orador ou pela sua capacidade de comover.
Uma apresentação clara e ordenada, a voz e o gesto importam, já sabia o filósofo. Aristóteles procura mostrar ainda que a arte da oratória pode ser não um mero artifício ilusório, mas um meio de convencimento capaz de promover as melhores ideias e a Justiça.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Retórica

Similares

(26) ver mais
Aforismos Para A Sabedoria De Vida
Escritos Sobre História
Tratado Sobre A Tolerância
Mênon

Resenhas para Retórica (3)

ver mais
on 28/9/15


O livro contextualiza a estrutura de um discurso eficiente para o convencimento de um publico especifico, tanto para o orador quanto para o ouvinte, que terá ferramentas para reconhecer quando o convencimento vem da livre aceitação e concordância com o que for exposto ou quando vem do envolvimento da retórica utilizada. Não é um livro fácil de ler, ou seja, a leitura não é fluente, demandando muitos momentos de reflexão para assimilação. Mas se dedicar o tempo adequado à leitura, a co... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam2
Avaliações 4.0 / 70
5
ranking 34
34%
4
ranking 40
40%
3
ranking 26
26%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Cakg
cadastrou em:
17/05/2015 17:06:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR