Revolucionário e gay: A extraordinária vida de Herbert Daniel

Revolucionário e gay: A extraordinária vida de Herbert Daniel James N. Green


Compartilhe


Revolucionário e gay: A extraordinária vida de Herbert Daniel


Pioneiro na luta pela democracia, diversidade e inclusão




Uma vida dedicada à luta por um país mais igualitário e digno para todas as pessoas



Herbert Daniel foi um importante personagem na luta pela democracia. Na juventude, em meados de 1960, integrou grupos políticos de esquerda, como o Polop, Colina, VAR-P e a VPR, da qual foi um dos líderes, ao lado do comandante Carlos Lamarca. Mas a atuação revolucionária no campo político, contrastava com a repressão de sua homossexualidade, que sentia como um “exílio interno”, como descreveu depois. Apenas em seu segundo exílio, na Europa, na década de 1970, foi capaz de assumir o relacionamento com o homem que se tornaria seu companheiro e o amor de sua vida, Cláudio Mesquita.

Um dos últimos brasileiros a serem anistiados, ao retornar ao Brasil em 1981, engajou-se na política eleitoral e no ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos das mulheres, dos homossexuais e da população negra e indígena. Foi ele também um dos responsáveis por articular em todo o país o movimento pela garantia dos direitos de pessoas que vivem com HIV/aids – ação que lhe deu reconhecimento internacional. Faleceu em decorrência de complicações causadas pela aids, em 1992.

Herbert Daniel aparece como uma ponte vital que liga antigos revolucionários e novos ativistas de movimentos sociais. Neste livro, o historiador James N. Green apresenta a vida dessa extraordinária e incansável figura, que se dedicou a tornar o mundo melhor e mais digno para todos. Ao mesmo tempo, o autor oferece detalhes sobre como os grupos revolucionários contra o regime militar se articulavam, como era a vida durante a ditadura – no Brasil e no exterior – e como se deu e o que estava em jogo nos processos de anistia e abertura democrática.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Revolucionário e gay: A extraordinária vida de Herbert Daniel

Similares


Resenhas para Revolucionário e gay: A extraordinária vida de Herbert Daniel (2)

ver mais
Sensível e irreverente: a vida de um pioneiro dos direitos LGBTQ+
on 30/12/18


Devorei o livro em dois dias. A narrativa de James N. Green é implacável. Te captura desde o começo. Além disso a história de Hebert é INCRÍVEL em todos os sentidos. Foram mais de 300 páginas de puro conhecimento!... leia mais

Estatísticas

Desejam17
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 5
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

70%

30%

João gregorio
cadastrou em:
11/08/2018 21:51:25
Andre Sier
editou em:
17/08/2018 21:52:26