Saccola de Feira

Saccola de Feira Glauco Mattoso


Compartilhe


Saccola de Feira





O que cabe em 14 linhas? O que pode ser contido numa estrutura de quatro estrofes? Que ideias podem ser traduzidas por versos que rimam, liricamente conduzindo o leitor pela sua narrativa? No caso dos sonetos de Glauco Mattoso, tudo, de memórias de sabores, odores, cores e alimentos ingeridos da infância à maturidade, sempre associados a dores e prazeres da vida a podolatria, sadomasoquismo e amor. Numa miscelânea de temas tão variados, nada mais justo que o livro ser nomeado Saccola de Feira (assim, com a grafia antiga de ?saccola?, um dos traços do autor), onde tudo pode ser colocado sem distinção. Cego aos 40 anos devido ao glaucoma (que deu a Glauco seu irônico pseudônimo), o poeta é o narrador que conduz a viagem lírica pelos campos da cegueira, podolatria, memória, infância, sexo, violência, poética, política e corpo, sempre demonstrando uma percepção ímpar para todas as nuances que ele consegue retirar de sua saccola lírica.
A obra "Saccola de Feira" é dividida em quatro partes. Na primeira, culinária vegetariana, os sonetos resgatam memórias de sabores, odores, cores e alimentos ingeridos da infância à maturidade, sempre associados a dores e prazeres da vida. Na segunda parte, glosas venenosas, o tema central é quase sempre a cegueira e outras questões como podolatria, sadomasoquismo e amor. Em glosando as trovas, os poemas são experimentados em sons, metros, ritmos de forma imprevisíveis. A quarta e última parte do livro é fábulas, nas quais o autor Glauco Mattoso, de forma curta, estrutura diálogos sempre entre dois personagens na cadeia alimentar.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Saccola de Feira

Similares


Resenhas para Saccola de Feira (1)

ver mais
SACCOLA DE FEIRA – Glauco Mattoso.
on 16/4/15


A editora nVersos vem explorando novos processos de produção e de conhecimento para divulgar obras. Dedica-se especialmente no desenvolvimento pessoal e social por meio da liberdade criativa. Como grande parceira do Blog Casa de Livro, nos presenteou com um livro que comprova exatamente isso. Uma imaginação completa, uma criatividade sem fim. Tudo cabe na “sacola de feira” do escritos Glauco Mattoso. Poemas que mesclam os mais variados temas como: infância, sexo, violência, política... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam3
Avaliações 4.3 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 14
14%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Maitan
cadastrou em:
15/12/2014 00:51:08