Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário

Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário Aldair Rodrigues...


Compartilhe


Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário


Mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século XVIII)




Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário: mulheres africanas e Inquisição em Minas Gerais (século xviii) reúne transcrições de documentos inéditos sobre a vida e as crenças de mulheres africanas perseguidas no Brasil por forças militares e pela Inquisição.

Essas mulheres pertenciam a grupos étnicos que habitavam a região da África ocidental chamada pelos portugueses de Costa da Mina. Escravizadas e trazidas para o Brasil, algumas se tornaram lideranças de comunidades negras na posição de sacerdotisas voduns (vodúnsis), ao mesmo tempo que exerciam cargos de juízas e rainhas da irmandade católica de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos — a principal confraria negra mineira.

Os manuscritos dos processos contra as sacerdotisas foram localizados em Portugal no Arquivo da Torre do Tombo, entre os códices do Tribunal da Inquisição de Lisboa. O primeiro, de 1747, descreve um complexo culto em Paracatu (mg) dedicado ao “Deus da Terra de Courá”. O segundo e o terceiro referem-se a Ângela Gomes, “mestra” de práticas rituais africanas na comarca de Ouro Preto, coroada como rainha do Rosário. O quarto, datado de 1759, oferece detalhes sobre as práticas de Teresa Rodrigues e Manoel mina na comarca de Sabará.

Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário inclui também papéis preservados nos arquivos históricos de Minas Gerais. Embora registrados por agentes do Império português, os depoimentos reproduzidos nos processos desvelam a multiplicidade de vozes e das trajetórias de vida das mulheres africanas, evidenciando a ideologia e a violência do racismo religioso.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário

Similares

(20) ver mais
Diários
Cartas da África
Roupa suja (polêmica alegre)
Gente rica

Resenhas para Sacerdotisas voduns e rainhas do Rosário (0)

ver mais
on 8/4/23


Não darei spoiler das cartas, mas li com aquele gostinho de 'quero mais'. Cada detalhe é muito bem trabalho pelos autores, simplesmente amei demais.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
10/03/2023 19:43:34
Carlos.Eduardo
editou em:
10/03/2023 19:47:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR