Gente rica

Gente rica José Agudo


Compartilhe


Gente rica


Cenas da vida paulistana




Publicado em 1912, este pequeno romance, ou crônica longa, é uma sátira impiedosa à elite paulistana do período. Contundente e corrosivo, Gente rica: cenas da vida paulistana é um dos mais expressivos exemplos da literatura belle époque de São Paulo.

Dividido em cenas, o romance é protagonizado pelos amigos Leivas Gomes e Juvenal Leme, figuras caricaturais que representam o estilo de vida dos poderosos. Empreendedor típico, Leivas enriqueceu graças à inteligência e ao oportunismo. Já Juvenal é paulista da gema, vive confortavelmente de rendas e descende de famílias de bandeirantes e militares. Alter ego do autor e hábil conversador, não perde oportunidade de disparar tiradas irônicas e extravagantes. O cenário é uma São Paulo que rapidamente se moderniza, um Brasil em transformação, com o início do declínio da República Velha. Nossos heróis circulam pelo centro da cidade, mais especificamente pelo chamado Triângulo, ao lado de jovens janotas, fazendeiros de café, advogados, médicos, políticos e estudantes de direito: vão ao cinema, frequentam a Casa Garraux, as rotisseries Sportsman e Castelões, o Teatro Santana. Tomam café e confabulam no Guarany, avistam o Theatro Municipal recém-inaugurado e o viaduto Santa Ifigênia em construção.

Retrato de época vivaz e arrasador, escrito em linguagem ágil, Gente rica: cenas da vida paulistana é uma das muitas manifestações do pré-modernismo que, de acordo com a crítica literária Walnice Nogueira Galvão, ficaram um tanto ofuscadas pelo fulgor da Semana de Arte Moderna de 1922. São, porém, obras estimulantes com o poder de divertir e fazer pensar o leitor contemporâneo.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Gente rica

Similares

(21) ver mais
Jovita Alves Feitosa
Fantina
Guerra contra Palmares
Diálogos Makii de Francisco Alves de Souza

Resenhas para Gente rica (2)

ver mais
“Gente Rica” de José Agudo - pseudônimo do português José da Costa Sampaio -, um dos principais cronistas da belle époque paulistana, foi publicado pela primeira vez em 1912 e recentemente ganhou uma edição pela @ChãoEditora com posfácio de Walnice Nogueira Galvão e um caderno de imagens com fotografias de época de alguns lugares descritos no livro. Romance satírico, que critica a elite paulistana, mas tem um narrador que é conservador quando o assunto é mulher, negro e pobre. “—... leia mais

Vídeos Gente rica (1)

ver mais
GENTE RICA - Cenas vida PAULISTANA (José Agudo)

GENTE RICA - Cenas vida PAULISTANA (José Agud


Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 9
5
ranking 22
22%
4
ranking 44
44%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Jenifer
cadastrou em:
09/09/2021 15:54:49
Carlos.Eduardo
editou em:
13/09/2021 23:57:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR