Segundo tratado sobre o governo civil

Segundo tratado sobre o governo civil John Locke


Compartilhe


Segundo tratado sobre o governo civil





Este clássico da ciência política - elaborado tendo por base o direito da natureza e o estado natural - traz na liberdade a essência da soberania política, tendo influenciado a declaração de Independência dos Estados Unidos e se tornado um ícone do liberalismo político moderno.

O Segundo tratado sobre o governo civil expõe uma teoria positiva sobre o governo, e o autor sustenta sua tese em duas questões: Quais são as fontes e os limites de uma autoridade política legítima? Isto é, porque devemos obedecer aos governantes e em quais circunstâncias podemos nos opor a eles?

Ao discutir a organização e os fins da sociedade política e do governo, Locke defende aqui as teorias da supremacia parlamentar, do Estado de direito e de um governo constitucional.

Filosofia / Política / Sociologia

Edições (7)

ver mais
Segundo tratado sobre o governo civil
Segundo Tratado Sobre o Governo
Segundo Tratado Sobre o Governo
Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos

Similares

(13) ver mais
O Individualismo
A Dignidade da Legislação
Leviatã
As regras do método sociológico

Resenhas para Segundo tratado sobre o governo civil (16)

ver mais
Pontos mais importantes do livro
on 16/9/10


Para Locke o estado de natureza reinava a paz, boa vontade, cooperação mútua e preservação, os homens conviviam segundo a razão. Já no estado de Guerra era um estado de inimizade, malícia, violência e destruição recíproca. O direito a propriedade seria natural e anterior a sociedade civil, mas não inato. O trabalho seria o alicerce (origem) para o direito de posse. O limite a propriedade era fixado pela capacidade de trabalho do homem e pela sua Mas o aparecimento do dinheiro mudou... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam10
Avaliações 3.7 / 319
5
ranking 23
23%
4
ranking 36
36%
3
ranking 33
33%
2
ranking 8
8%
1
ranking 1
1%

52%

48%

Davi.Pinheiro
cadastrou em:
17/09/2015 04:28:33
Cardoso
editou em:
25/05/2021 13:13:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR