Seu amigo esteve aqui

Seu amigo esteve aqui Cristina Chacel


Compartilhe


Seu amigo esteve aqui


A história do desaparecido político Carlos Alberto Soares de Freitas, assassinado na casa da morte




Em clima de suspense, narra uma contundente história verídica passada no período da ditadura militar no Brasil. A partir de pesquisas e depoimentos de familiares, amigos e antigos companheiros de militância, a autora revela o incrível personagem que foi o mineiro Carlos Alberto Soares de Freitas, o dirigente Breno da organização clandestina de esquerda VAR-Palmares. Conhecido como Beto, pela força de sua liderança atraía para a resistência política inúmeros jovens, entre eles a então secundarista de dezesseis anos Dilma Rousseff, atual presidente da República e uma das personagens dessa trama.

Beto foi um dos três militantes citados e homenageados por Dilma em seu primeiro discurso como candidata à Presidência. Em fevereiro de 1981, uma década após seu desaparecimento, descobre-se que Beto, como outros perseguidos por seus ideais, havia sido assassinado em uma casa em Petrópolis (RJ), conhecida como a Casa da Morte, onde presos políticos eram mantidos em cárcere privado, sendo barbaramente torturados e quase sempre mortos. Enriquecido com cerca de 50 imagens, Seu amigo esteve aqui é um livro pujante que mostra que, apesar da dramática conturbação política que tomou conta do país na década de 1960 e começo da década de 70, com toda a sua carga de arbitrariedade e truculência, havia espaço para rasgos de solidariedade, utopias e momentos de pura diversão. Um livro eletrizante que contribui para desvelar uma parte da história brasileira que só há pouco começou a ser recuperada, e cuja escrita ganha novo impulso com a recente instauração da Comissão Nacional da Verdade, por iniciativa do governo.

Literatura Brasileira / Não-ficção / Política / Romance policial

Edições (1)

ver mais
Seu amigo esteve aqui

Similares

(31) ver mais
Kaddish
Um Homem Torturado
Soledad no Recife
Brasil: Nunca Mais

Resenhas para Seu amigo esteve aqui (3)

ver mais
O resgate de um herói nacional.
on 21/9/17


Tirada das brumas do esquecimento, a trajetória de Carlos Alberto Soares de Freitas é uma lição de amor pelo povo brasileiro. A sensação de que um homem em apenas trinta e poucos anos de vida viveu tudo o que alguém poderia experimentar em muitas vidas de existência é um alento para uma vida abreviada pela covardia do Estado fascista brasileiro. Vale a pena conhecer essa narração da vida do Beto/Breno, bem como dos personagens que fizeram parte da heróica resistência à ditadura e qu... leia mais

Vídeos Seu amigo esteve aqui (1)

ver mais
Lançamento do livro Seu amigo esteve aqui | 2013

Lançamento do livro Seu amigo esteve aqui | 2


Estatísticas

Desejam22
Trocam1
Avaliações 4.5 / 40
5
ranking 60
60%
4
ranking 25
25%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Sueli Passos
cadastrou em:
23/10/2012 11:37:21
Jim
editou em:
05/09/2019 02:14:42