Shalimar, o equilibrista

Shalimar, o equilibrista Salman Rushdie


Compartilhe


Shalimar, o equilibrista


Romance




Nesta obra-prima sobre a paixão e a violência, Salman Rushdie combina todos os ingredientes dos grandes épicos: guerras, revoluções, atos heróicos, assassinatos, tabus violados e destinos interrompidos, ao longo de sessenta anos de história do século XX.

Todos os temas recorrentes na obra de Salman Rushdie concorrem na trama de seu nono romance e se combinam para fazer de Shalimar, o equilibrista a narrativa mais impactante do autor de Os filhos da meia-noite, Haroun e o Mar de Histórias e O último suspiro do mouro. É uma história de amor e vingança, com todos os ingredientes dos grandes épicos: guerras, revoluções, atos heróicos, assassinatos, tabus violados, destinos interrompidos e grandes deslocamentos no espaço, ao longo de sessenta anos de história do século XX.

No cenário das questões políticas mais nevrálgicas da história contemporânea, Rushdie constrói um enredo em que a paixão súbita e proibida de um embaixador americano por uma dançarina belíssima de etnia hindu, habitante da Caxemira, desencadeia uma série de acontecimentos que apontará para os vínculos complexos entre Ocidente e Oriente nos dias de hoje.

Com avanços e recuos no andamento narrativo, Rushdie conduz as histórias dos personagens em vias paralelas, mas as entrecruza magistralmente à medida que a obra avança. Os pontos de contato entre a história da Índia, a política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria e a formação dos grupos extremistas islâmicos depois da queda da ex-União Soviética vão se tornando cada vez mais estreitos, relacionando-se às histórias ficcionais de Max Ophuls, Boonyi Kaul e Shalimar, o equilibrista. No romance, as esferas da ficção, da história, do mito e da política se confundem e ganham estatuto artístico excepcional.

A função de Shalimar, o equilibrista, é tentar desvendar o sentido da desarmonia que transformou sua vida em escombros. Para isso, durante sua representação - que outros chamariam vida -, terá de elevar-se por cima da copa de uma árvore em chamas e equilibrar-se numa corda feita de ar.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Shalimar, o equilibrista

Similares

(1) ver mais
Infiel

Resenhas para Shalimar, o equilibrista (38)

ver mais
Na Corda Bamba da Vida
on 19/7/23


A obra fictícia tem como pano de fundo marcantes e concretos conflitos internacionais e regionais, desenrola-se ao longo do século passado e explicita os confrontos entre a vida pública e a vida privada. A maior parte de seu enredo aborda a questão da Caxemira ao narrar a vida humana em uma aldeia dessa nação, onde as culturas mulçumana e hindu amalgamam-se. O livro não segue uma sequência cronológica na exposição dos dilemas das vidas cujas histórias narra. Os fatos são apresentados a... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 3.9 / 66
5
ranking 36
36%
4
ranking 32
32%
3
ranking 26
26%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

38%

62%

Nessa Gagliardi
cadastrou em:
28/02/2009 18:04:49
Alê | @alexandrejjr
editou em:
04/04/2024 13:35:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR