Singularidades de uma Rapariga Loura

Singularidades de uma Rapariga Loura Eça de Queiroz


Compartilhe


Singularidades de uma Rapariga Loura





"Singularidades de uma rapariga loura", de 1874, além de uma obra-prima, é o primeiro conto de cunho realista em português.

É uma história de amor. O amor de um jovem honesto e trabalhador, Macário, por uma rapariga loira que "tinha o carácter louro como o cabelo - se é certo que o louro é uma cor fraca e desbotada: falava pouco, sorria sempre com os seus brancos dentinhos, dizia a tudo 'pois sim', era muito simples, quase indiferente, cheia de transigências". É por esta rapariga que é aparentemente dócil e sem vontade própria que Macário se apaixona, a ponto de sair de casa de seu tio Francisco, onde trabalhava como escriturário e ir até Cabo Verde em negócios, só para merecer a mão de Luísa. No entanto, Luísa é, de fato, uma rapariga loura e singular.

Conto cujo discurso já não segue a ordem cronológica dos eventos, apresentando alterações relativamente a essa ordem ao recorrer, quer à analepse quer ao regresso, a um tempo no qual ou o protagonista pressupostamente narra a sua história ou uma testemunha a enuncia.

Contos / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
Singularidades de Uma Rapariga Loura
Une singulière jeune fille blonde/Singularidades de uma Rapariga Loura
Singularidades de uma Rapariga Loura
Singularidades de uma Rapariga Loura

Similares

(2) ver mais
Contos
Contos

Resenhas para Singularidades de uma Rapariga Loura (8)

ver mais
Um conto comovente
on 28/1/21


Comove em sua simplicidade. E fala muito nas entre linhas, sobre coisas que não são discutidas no texto mas nós fazem pensar. A insensatez da juventude, ou das paixões desmedidas, o peso das consequências de nossas escolhas, a sabedoria nas resoluções mais velhas e o amor que e respeito que supera nossas crenças. Por fim, o fato de não haver nada nesse mundo que deva tirar de nós nossa ética. É... Esse conto me fez pensar.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.4 / 130
5
ranking 23
23%
4
ranking 28
28%
3
ranking 28
28%
2
ranking 14
14%
1
ranking 6
6%

25%

75%

Justi
cadastrou em:
30/04/2010 14:36:05
Vinicius.Costa
editou em:
05/05/2023 18:21:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR