Stasilândia

Stasilândia Anna Funder...


Compartilhe


Stasilândia


Como funcionava a polícia secreta alemã




A queda do muro de Berlim é talvez o fato histórico mais importante da segunda metade do século XX. Nós somos o povo!, lembravam os manifestantes nos protestos que, a partir de setembro de 1989, se alastraram de Leipzig para toda a República Democrática da Alemanha, contribuindo decisivamente para pôr fim a quatro décadas de reinado absoluto de um socialismo sustentado em grande parte pelo aparato policial da Stasi - a polícia secreta da ex-Alemanha Oriental. E, no entanto, quem eram aquelas pessoas?

Fascinada pelo muro e pelo mundo que ele ocultava, Anna Funder foi a campo em busca desse outro lado da história. Entrevistou vítimas e algozes de um regime que construiu o mais absurdo sistema de vigilância de que se tem notícia até hoje - na ficção ou na realidade. E, dos depoimentos de ex-agentes da Stasi e de verdadeiros heróis anônimos da chamada revolução pacífica, construiu uma emocionante narrativa que revela as pequenas histórias de que é feita a História.

História / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
Stasilândia

Similares

(23) ver mais
Anatomia de Um Assassinato
A Milésima Segunda Noite Da Avenida Paulista
A Feijoada que Derrubou o Governo
O Imperador

Resenhas para Stasilândia (2)

ver mais
De olhos bem abertos

Anna Funder consegue aqui uma proeza que, na minha humilde opinião, deve ser celebrada: ela convence o leitor mais apegado à ficção que é possível gostar de não ficção. Portanto, esse pequeno grande detalhe já merece nossa atenção. A autora faz aqui o que grandes escritores buscam fazer: colocar você, que está lendo, dentro da história - ou, neste caso específico, das histórias. Com uma prosa deliciosa, irônica e cadenciada, somos transportados à Berlim oriental entre as décadas d... leia mais

Estatísticas

Desejam54
Trocam1
Avaliações 4.3 / 61
5
ranking 44
44%
4
ranking 41
41%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Leandro Machado
cadastrou em:
31/03/2010 11:11:38
Jenifer
editou em:
16/09/2019 19:18:30