A minha contribuição, que pelo título geral da obra, na qual está incluída, se chama "História da Filosofia Indiana", parece-me ser melhor definição pelo título mais modesto de - "Esboços da história da Índia filosofia". A variante é na minha opinião, e especialmente na minha intenção, de não pequena importância. De facto, o que deveria ser a sua designação mais natural parece-me extremamente presunçoso por mais de uma razão: não dizer mais nada, antes de mais nada devido à extensão do trabalho, que apesar das aparências deve ser julgado, na minha opinião, como sintético, quase ao ponto de quebrar as ambições de clareza que me acompanharam constantemente durante a sua redacção. Longe de explicar exaustivamente temas tão abrangentes, complexos, por vezes ainda obscuros e controversos, a minha contribuição visa apenas apontar os pontos essenciais das doutrinas da Índia filosofica, esperando contudo que o leitor, mantendo-o quase como um índice, seja induzido por um interesse despertado pela sua leitura para aprofundar a informação sumária recolhida das fontes e dos críticos, a fim de melhor apreciar tal riqueza de pensamento. Se assim for, considerarei que tenho suficiente cumprido a minha tarefa.
Filosofia / História