TDAH e Medicalização

TDAH e Medicalização Ana Paula Santana...


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TDAH e Medicalização


Implicações Neurolinguísticas e Educacionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade




Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.

Psicologia

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on 28/3/23


O livro faz uma crítica à existência, ainda sem comprovação, de uma origem neurológica para o Tdah e aponta para os problemas de se adotar uma terapêutica medicamentosa como principal forma de tratamento o que acabaria por produzir uma diminuição das reclamações na escola em consequência de um silenciamento medicamentoso da criança. Critica a postura da escola de deixar de tentar compreender as causas não médicas que influenciam na agitação e desatenção e de não ter um olhar para in... leia mais

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João gregorio
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Cketh
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