Teoria do Medalhão

Teoria do Medalhão Machado de Assis


Compartilhe


Teoria do Medalhão





Teoria do Medalhão é um conto criado pelo escritor realista Machado de Assis, originalmente publicado na Gazeta de Notícias, no ano de 1881, e posteriormente integrado ao livro Papéis Avulsos.



Neste texto o autor, por meio de um discurso bivocal, apresenta conselhos inescrupulosos de um pai para um filho visando à alcançar prestígio em uma sociedade de aparências. Edificado sobre as bases da ironia, a obra aponta para a valorização do parecer acima do ser, analisando o comportamento medíocre por meio do qual se pode ascender socialmente sem grandes esforços.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (4)

ver mais
Teoria do Medalhão
Teoria Do Medalhão
Teoria do Medalhão
Teoria do Medalhão (Papéis Avulsos)

Similares

(5) ver mais
As ideias do canário
A Igreja do Diabo
Elogio da Vaidade
Contos

Resenhas para Teoria do Medalhão (215)

ver mais
on 15/3/18


O conto "teoria do medalhão", trata-se de um diálogo entre pai e filho, cujo o pai aconselha o seu filho a seguir a carreira de medalhão, homem de poder e riquezas; isso porque, era um objetivo dele quando era jovem, todavia, não conseguiu conquistá-lo. Então, ele deseja incentivar o seu filho a traçar esse caminho, pois como ele não teve a felicidade de seguir, pelo o menos veria o seu filho como um medalhão. O que o conto nos traz de interessante é o desejo paterno para com o filho;... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 3.9 / 291
5
ranking 36
36%
4
ranking 29
29%
3
ranking 27
27%
2
ranking 6
6%
1
ranking 2
2%

33%

67%

Justi
cadastrou em:
01/11/2009 04:55:48