Teoria do Romance

Teoria do Romance Donaldo Schüler


Compartilhe


Teoria do Romance





Teoria do Romance vincula a narrativa romancesca à modernidade. De fato, o romance aparece quando se anunciam os tempos modernos, época em que os ideias contatos na epopéia medieval começam a agonizar. O Autor entende que as muitas crises pelas quais passa o romance mostram a vitalidade do gênero. O Romance, em contínua transformação, narra a crise da modernidade ou a modernidade em crise. Sendo ele o gênero da modernidade, é possível refletir sobre suas interações, o que o Autor procura realizar neste livro, desfazendo a oposição estrutura/história e entendendo a história do romance como sucessão de várias sincronias.

Sem trair suas características fundamentais, o romance se altera no tempo e no espaço. Atento a isso, Donald Schüler discute as alterações sofridas por ele ao aprofundar raízes no solo brasileiro. Em regiões culturalmente bem definidas, o romance brasileiro se diversifica. Adaptado ao novo espaço é inevitável que passe a dialogar com textos produzidos na Europa.

O Autor entende que permanecer atento ao diálogo rende mais do que insistir na abandonada teoria das influências.

Para Donald Schüler, a reflexão é tão importante como a informação e procura manter neste livro um contínuo clima de debate. O leitor é convidado a aprofundar questões teóricas, de forma a entender que a reflexão sobre o romance pode ser atividade tão fascinate quanto a sua leitura.

Edições (1)

ver mais
Teoria do Romance

Similares

(6) ver mais
A teoria do romance
Teoria do romance I
Questões de literatura e de estética
Questões de literatura e de estética

Resenhas para Teoria do Romance (1)

ver mais
A teoria
on 16/6/09


achei muito bom, pois eu sempre quis saber mais sobre como escrever, alguns segredos de escritores, como se relacionar no tempo e espaço dentro de uma narrativa. Recomendo pra quem gosta de escrever romances.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 13
5
ranking 38
38%
4
ranking 38
38%
3
ranking 15
15%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Carla
cadastrou em:
16/06/2009 13:16:44