Terra e Paz

Terra e Paz Yehuda Amichai


Compartilhe


Terra e Paz


Antologia Poética




Cultuado por grandes poetas e pensadores em todo o mundo, Yehuda Amichai (1924-2000) construiu uma das mais ricas e diversificadas produções poéticas de seu tempo. Nela, a cultura e tradição judaicas ganham uma leitura renovada, e dividem espaço com os temas de intimidade amorosa, da vida em Israel, da guerra e da paz.

Amichai, nascido na Alemanha em uma família religiosa judaica e que chegou à Palestina em 1935, teve atuação fundamental na recuperação e modernização do hebraico, exercendo o uso irrestrito do idioma e fazendo dele caminho de expressão de toda a sua obra – plena de sutilezas, ironia e erudição.

É a partir de Jerusalém, sua cidade-mundo, que o poeta revê a própria história, matéria viva de sua escrita: integrou o exército britânico na Segunda Guerra Mundial, lutou na Guerra da Independência – deflagrada pelos países árabes após a fundação do Estado judaico em 1948 –, na Guerra do Sinai em 1956, e na Guerra do Yom Kipur em 1973, ao mesmo tempo em que se tornava professor, atividade exercida durante toda a sua vida profissional, ao lado da literatura.

As experiências de conflitos e perdas, as memórias do nazismo e o sentido de impermanência da vida em Israel permeiam a sua obra – pouco mais de 20 volumes, entre poesia e prosa. Mas como ele mesmo se definia, foi um verdadeiro “fanático da paz”; e é essa evocação pacífica que atravessa a sua produção poética. “(...) eu não estive entre todos aqueles mas o fogo e a fumaça/ficaram em mim, e as colunas de fogo e fumaça mostram/o caminho noite e dia, restou em mim a busca insana/por uma saída de emergência e por lugares macios,/pela nudez da terra para me abrigar dentro da fragilidade/para dentro da esperança, restou em mim o desejo da busca/de água fresca falando em voz baixa para a rocha e batendo loucamente.”

Yehuda Amichai não deixa esquecer que escreveu num dos umbigos do planeta, partilhando conosco o seu propósito de refazer o mundo a partir de sua casa e lançando mão de acento próprio na busca do universal. Nele, convivem o diálogo com passado bíblico, as vivências cotidianas e amorosas, a erudição transmitida de forma coloquial, a mistura entre o humano e o divino, essa síntese de humanidade contemporânea que ele busca em cada poema.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Terra e Paz

Similares


Resenhas para Terra e Paz (5)

ver mais
Poemas ruminantes
on 10/4/22


Ao justapor o sentimento, a vida e as dinâmicas típicos da paixão, mas também da memória - esse signo do passado e, também, da conservação -, Amichai nos convida a imaginar um museu vivo, tal qual o coração o qual um dia será sinônimo de lembrança. Além disso, cabe dizer que a poesia de Yehuda chega até nós para que possamos conhecer um poeta indispensável e uma obra que impõe uma reflexão sobre o trabalho infinito da memória e dos sentimentos humanso, bem como de formação próprio eu.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 29
5
ranking 45
45%
4
ranking 34
34%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

João gregorio
cadastrou em:
28/12/2018 18:33:56
andre
editou em:
28/12/2018 18:35:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR