Trabalhar cansa

Trabalhar cansa Cesare Pavese


Compartilhe


Trabalhar cansa





Saltam dos versos personagens marginais e alegóricos, como camponeses, mendigos, beberrões, prostitutas e assassinos, tendo a Itália fascista dos anos 1930 como pano de fundo.

É um trabalho metódico de tradução do cotidiano, ainda que Pavese não se proponha a construir rimas perfeitas. Os poemas de Trabalhar cansa contam histórias inteiras, da mulher que arrasta o corpo do marido sob o luar ao primo que retorna após ser dado como morto.

Esta obra é o registro singular de uma época estilhaçada. Conecta certo saudosismo do passado a um presente vazio. Pavese não pinta de cores bonitas sua Itália cotidiana e rústica. Não deixa a melancolia menos crua.

Não por acaso, na época de sua publicação, Trabalhar cansa sofreu forte censura do regime fascista. A força e o encanto desse livro vêm dessa marcha que as gerações fazem, dia após dia, vivendo, replicando-se e morrendo.

E trabalhando muito mais.

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (3)

ver mais
Trabalhar cansa
Trabalhar cansa
Trabalhar cansa

Similares

(20) ver mais
Diálogos com Leucó
A idade viril
Poesia traduzida
Conversa na Sicília

Resenhas para Trabalhar cansa (6)

ver mais
Cesare Pavese - Trabalhar cansa

Editora Companhia das Letras - 384 Páginas - Tradução e introdução de Maurício Santana Dias - Capa de Victor Burton - Lançamento: 2022. Um importante relançamento da Companhia das Letras que adquiriu parte do acervo da saudosa Editora Cosac Naify, incluindo esta obra que havia sido publicada no Brasil em 2009 como parte da Coleção Ás de Colete, com destaque para a primorosa tradução de Maurício Santana Dias, resultado de sua tese de doutorado: "Lavorare stanca: o projeto impossível ... leia mais

Estatísticas

Desejam62
Trocam1
Avaliações 4.1 / 34
5
ranking 35
35%
4
ranking 50
50%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Jenifer
cadastrou em:
09/03/2022 23:25:19
Jenifer
editou em:
09/03/2022 23:25:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR