Transexualidade

Transexualidade Marco Antonio Coutinho Jorge...


Compartilhe


Transexualidade


O Corpo Entre o Sujeito e a Ciência




Uma análise relevante e cuidadosa para um debate atual e indispensável

A transexualidade tem sido tratada de modo corriqueiro e banalizado. Claro que ela deve ser considerada com naturalidade, porém a falta de qualquer pausa ou indagação surpreende, já que o processo transexualizador implica tratamentos médicos sérios, muitos irreversíveis.

Esse livro trata o tema sob o prisma da psicanálise. Ressaltando os aspectos essenciais da sexualidade humana, traz uma breve história da transexualidade na medicina, na psicanálise e na cultura. Propõe discussões relevantes e pouco exploradas, como destransição e a relação entre homofobia e transexualidade. Questiona a rapidez da medicina ao atender às demandas de adequação corporal dos transexuais, e marca posição sugerindo prudência e refinamento nas avaliações dos casos de transexualidade, sobretudo na infância. Para isso, defende que situemos a transexualidade nas encruzilhadas da cultura e seus efeitos sobre a vivência da sexualidade.

Repudiando tanto a patologização da condição trans quanto a simplificação leviana do que ela envolve, é uma ótima contribuição para um debate, e uma realidade, que promete prosseguir vivo.

"Graças a um estudo profundo e a uma análise pertinente, esse é um grande livro. Tão surpreendente pelo conteúdo quanto pela forma. Ideias novas expostas com a maior clareza." Betty Milan

Psicologia

Edições (1)

ver mais
Transexualidade

Similares


Resenhas para Transexualidade (4)

ver mais
um abrir de olhos NECESSÁRIO
on 19/4/19


extremamente atual, o livro aborda a questão da transexualidade sob os olhos da psicanálise e tenta responder a pergunta, que pouco se tem feito por sinal: quando acatamos todas cirurgias transexualizadoras, será que estamos de fato atendendo ao sofrimento dessas pessoas? o livro é muito sensível, e os autores sempre tomam o cuidado de mostrar que a tentativa aqui é, justamente, legitimar o sofrimento e entender que ele não deveria ser visto a partir da ótica médica-imediatista — busca... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 13
5
ranking 46
46%
4
ranking 23
23%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 15
15%

34%

66%

João gregorio
cadastrou em:
22/07/2018 21:34:29
Bruno.Brauer
editou em:
07/09/2019 15:26:30