Um escritor na guerra

Um escritor na guerra Vassili Grossman
Lyuba Vinogradova


Compartilhe


Um escritor na guerra (Extracolecção)


Vasily Grossman com o Exército Vermelho, 1941-1945




Um Escritor na Guerra foi elaborado com base nos cadernos de apontamentos de Vasily Grossman.

Durante três anos, passados quase sempre na frente de combate na qualidade de correspondente de guerra do Estrela Vermelha, o jornal oficial do Exército Vermelho, Grossman acompanhou a evolução do conflito, e esteve presente nas principais batalhas da Segunda Guerra Mundial na Frente Leste.

Num texto com as marcas do registo do momento, numa escrita muitas vezes impressiva e fragmentada, que foca a sua atenção no indivíduo, nas forças e fraquezas do ser humano ante as condições duríssimas da guerra, esta obra traz-nos o testemunho impressionante de um correspondente de guerra, Vasily Grossman, que acompanhou o Exército Vermelho nas várias frentes de batalha, após o ataque alemão, em 1941.
Grossman esteve presente em quase todos os momentos cruciais da Frente Leste - as batalhas de Moscovo, Estalinegrado e Kursk têm, naturalmente, um destaque especial - e a narrativa culmina com o assalto a Berlim, «o covil da besta fascista».
Mas especialmente pungente é o relato da entrada ern Treblinka e a descrição impressionante da máquina de morte ali montada (o relato de Grossman viria a ser citado como prova no Julgamento de Nuremberga). Uma texto cativante, fluido, e que melhor descreve aquilo a que Grossman chamava «a verdade implacável da guerra».

Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral

Edições (2)

ver mais
Um Escritor na Guerra
Um escritor na guerra

Similares

(8) ver mais
Yalu
A estrada
Holocausto
Ventos de Guerra

Resenhas para Um escritor na guerra (5)

ver mais
O front soviético: Stalingrado e Treblinka
on 24/12/23


Essa compilação de textos e anotações de Vassili Grossman enquanto acompanhava o exército soviético na contraofensiva da Segunda Guerra é muito boa: acompanhamos o jornalista (um escritor de mão cheia) em diversas situações limite que sequer já passamos, como os massacres do inimigo (e dos próprios soviéticos) contra cidades, a vida no front de batalha, mas principalmente as partes sobre Stalingrado (a maior batalha da Segunda Guerra Mundial) e a descoberta dos campos de concentração, ... leia mais

Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 4.4 / 46
5
ranking 63
63%
4
ranking 22
22%
3
ranking 11
11%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

54%

46%

Eduardo
cadastrou em:
07/07/2017 00:06:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR