Uma temporada de facões

Uma temporada de facões Jean Hatzfeld


Compartilhe


Uma temporada de facões


Relatos do genocídio em Ruanda




Durante a primavera de 1994, 800 mil tútsis foram mortos a golpes de facão, em Ruanda. Numa rotina que durou quase cem dias, das 9h30 às 16h, os hútus saíam de casa cantando e vasculhavam os pântanos em busca dos próprios vizinhos. Decepavam até o final do expediente. À noite, bebiam cerveja, trocavam mexericos, contavam piadas e afiavam as ferramentas nas pedras-pomes. Matar era menos cansativo do que plantar, dizem. Bastava vasculhar para colher.

Dez anos depois, o jornalista Jean Hatzfeld instalou-se em Ruanda para entender o genocídio. Em Dans le nu de la vie (2000), registrou o testemunho das vítimas sobreviventes; agora, em Uma temporada de facões, ouve os matadores. Como diz Susan Sontag na apresentação do livro, "Esforçar-se para entender o que aconteceu em Ruanda é uma tarefa dolorosa da qual não temos o direito de nos esquivar - faz parte de ser um adulto moral".

Com enorme franqueza e muitas vezes até com candura, dez dos assassinos falam sobre a organização e execução da matança, a banalidade, o ódio, o arrependimento e o perdão. Discursam sobre o horror e o indizível. Nas conversas, uma angustiante constatação: são pessoas comuns, sem traços de ferocidade. Pais de família, jogadores de futebol, professores e lavradores que deceparam amigos íntimos sem constrangimento e, no final, fariam tudo novamente.

História / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Uma temporada de facões

Similares

(11) ver mais
O Relatório Buchenwald
Gostaríamos de informá-lo de que amanhã seremos mortos com nossas famílias
Moçambique Terra Queimada
As Flores de Ruanda

Resenhas para Uma temporada de facões (11)

ver mais
on 13/10/11


Livro super interessante. Conta uma visão diferente do massacre em Ruanda, por relatos de 10 matadores sobre os assasssinatos, com extrema franqueza. Chocante! Dá uma sensação de alienação geral, negligencia e abandono das autoridades competentes, ódio e repressão acumulados, falta de perspectivas e de informação. Gostaria que fosse um livro de ficção,mas são relatos reais, sobre um genocidio ocorrido em 94. Termino o livro com uma sensação de impotencia.... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam1
Avaliações 4.3 / 81
5
ranking 51
51%
4
ranking 38
38%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Ju A.
cadastrou em:
06/02/2009 16:09:35
Jenifer
editou em:
20/05/2021 14:46:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR