Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas

Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas Ricardo Azevedo


Compartilhe


Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas





Certo dia, faz tempo, estava numa rua em Pinheiros quando, do portão de uma casa, sai uma mulher alta, cabeça branca, óculos de aro grosso e vestido azul de bolinhas brancas, bastante decotado.



A mulher, beirando os oitenta anos, parecia só¬lida e muito expressiva. Foi um encontro relâmpago. Voltei para casa pensando: é o tipo de mulher que quando gosta de alguém pode ser muito generosa; em compensação, se não gostar... Continuei fantasiando.



Por outro lado, tudo bem, aquele dia ela estava assim, cheia de energia. Mas e se no mês anterior ela tivesse perdido um amigo querido ou, sei lá, pegado uma gripe? Se eu a visse nesse estado, pálida, trêmula, com os olhos vermelhos e o nariz pingando, teria tido uma opinião completamente diferente a seu respeito.



Entretanto, seria a mesma pessoa. Isso, na verdade, acontece com todos nós, independentemente de idade e de qualquer coisa. Temos momentos de força e alegria, quando parece que tudo vai bem e tudo vai dar certo.



Em outras ocasiões, a pilha fica fraca e, momentaneamente, viramos trastes huma¬nos, seres lamentáveis capengando desanimados por aí. Senti que tinha material para inventar alguma coisa.



Já em casa, escrevi três opiniões sobre a tal mulher, três pontos de vista sobre a mesma pessoa. Dei o título de Tá vendo uma velhota de óculos, chinelo e vestido azul de bolinha branca no portão daquela casa?.



O texto foi publicado primeiro na Revista Nova Escola e mais tarde pela editora FTD.



Agora, para esta nova edição, diminuí o título, dei uma revisada geral e escrevi mais três textos. Refiz também todos os desenhos.



Sei de escolas que, com base no livro antigo, têm estimulado as crianças a criar uma nova possibilidade para a personagem. Outra ideia é pedir que cada aluno escolha uma pessoa, sua conhecida de vista, e a partir daí invente uma vida para ela.



A ficção é sempre, pelo menos eu acho, uma forma de tentar entender as pessoas, a gente mesmo, a vida e o mundo.

Edições (1)

ver mais
Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas

Similares


Resenhas para Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas (4)

ver mais
Uma velhinha de óculos,chinelos e vestido azul de bolinhas brancas
on 1/6/12


Um dia 6 amigos estavam sentados na calçada,enquanto a tarde vai chegando.Eles viram no portão de uma casa"uma velhinha de óculos,chinelos e vestido azul de bolhinhas brancas"e começaram a dar opiniões sobre a vizinha. Uma criança falou que ela era uma escritora de história para crianças e anoite ela ficava escrevendo histórias.Outra criança falou que ela era uma velhinha que fazia tricô,era aposentada e tinha uma vida normal de qualquer velhinha.Já outra criança disse que ela era ... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 62
5
ranking 37
37%
4
ranking 32
32%
3
ranking 19
19%
2
ranking 10
10%
1
ranking 2
2%

17%

83%

Vivi
cadastrou em:
19/04/2009 10:26:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR