Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


Úrsula





Publicado originalmente em 1859, Úrsula é considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil. Livro de estreia da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, mulher negra, professora e militante de causas da educação, a obra é um marco na história da literatura brasileira. A autora lança um novo olhar para a questão da abolição, inédito até então, não do ponto de vista eurocêntrico, como era comum na literatura de seu tempo, mas justamente pela perspectiva dos próprios oprimidos, dando voz às mulheres, aos negros e escravos, além de denunciar a opressão do sistema patriarcal. Embora o centro do romance seja o triângulo amoroso formado por personagens brancos, a inovação da obra está justamente em dar protagonismo aos personagens negros: os escravos Tulio, Susana e Antero são fundamentais para o desenvolvimento da história. As trajetórias desses personagens, narradas a partir de um ponto de vista interior e próprio, representam o ponto ápice da literatura firminiana.

A nova edição crítica da editora Taverna inclui ilustrações e capa de Gabriela Pires, prefácio de Rafael Balseiro Zin (sociólogo e pesquisador na PUC-SP), posfácio de Ana Flávia Magalhães Pinto (historiadora, pesquisadora e professora na UnB) e paratextos de Fernanda Oliveira (historiadora, professora, coordenadora do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH/RS), Regina Zilberman (escritora, ensaísta e professora de literatura na UFRGS), e Ronald Augusto (poeta, crítico literário e músico).

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (9)

ver mais
Úrsula
Úrsula
Úrsula
ÚRSULA

Similares

(64) ver mais
Ser Escravo no Brasil
Ser escravo no Brasil
As Vítimas Algozes
O Escravo de Capela

Resenhas para Úrsula (15)

ver mais
Maria Firmina dos Reis, mulher corajosa.
on 29/5/17


É uma pena não poder cadastrar a edição FAC-Similar que li, pois ela não possui o código ISBN. Maria Firmina, uma poetisa. Lê-la é deleitar-se a partir da introdução de seu livro. Extasio-me logo no início com tanta riqueza. Pergunto-me: “Como pode alguém com o pouco conhecimento que existia no século XIX e ainda do que lhe foi negado, por ser mulher, pobre, bastarda e negra, escrever tão bem e tão eloquente, com metáforas a nos fazer a imaginação fluir descontrolada e a causar arrep... leia mais

Vídeos Úrsula (5)

ver mais
Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis

Úrsula | Van Pessoa #04

Úrsula | Van Pessoa #04

ÚRSULA (MARIA FIRMINA DOS REIS): UM DIÁLOGO COM O PRÓLOGO  ? Jeniffer Geraldine

ÚRSULA (MARIA FIRMINA DOS REIS): UM DIÁLOGO C

ÚRSULA | PANDAClássicos

ÚRSULA | PANDAClássicos


Estatísticas

Desejam290
Trocam3
Avaliações 3.9 / 319
5
ranking 34
34%
4
ranking 41
41%
3
ranking 19
19%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

20%

80%

Bela
cadastrou em:
20/08/2018 00:30:45
Jenifer
editou em:
05/02/2019 01:11:13