Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


Úrsula





Publicado originalmente em 1859, Úrsula é considerado o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil. Livro de estreia da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, mulher negra, professora e militante de causas da educação, a obra é um marco na história da literatura brasileira. A autora lança um novo olhar para a questão da abolição, inédito até então, não do ponto de vista eurocêntrico, como era comum na literatura de seu tempo, mas justamente pela perspectiva dos próprios oprimidos, dando voz às mulheres, aos negros e escravos, além de denunciar a opressão do sistema patriarcal. Embora o centro do romance seja o triângulo amoroso formado por personagens brancos, a inovação da obra está justamente em dar protagonismo aos personagens negros: os escravos Tulio, Susana e Antero são fundamentais para o desenvolvimento da história. As trajetórias desses personagens, narradas a partir de um ponto de vista interior e próprio, representam o ponto ápice da literatura firminiana.

A nova edição crítica da editora Taverna inclui ilustrações e capa de Gabriela Pires, prefácio de Rafael Balseiro Zin (sociólogo e pesquisador na PUC-SP), posfácio de Ana Flávia Magalhães Pinto (historiadora, pesquisadora e professora na UnB) e paratextos de Fernanda Oliveira (historiadora, professora, coordenadora do GT Emancipações e Pós-Abolição da ANPUH/RS), Regina Zilberman (escritora, ensaísta e professora de literatura na UFRGS), e Ronald Augusto (poeta, crítico literário e músico).

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (13)

ver mais
Úrsula
Úrsula
Úrsula
Úrsula e outras obras

Similares

(73) ver mais
A Escrava
Úrsula
Água Funda
Ser escravo no Brasil

Resenhas para Úrsula (161)

ver mais
A ficção que não se apaga

O romance necessário. Creio que essa seja a melhor definição para quem pergunta por que se deve ler Maria Firmina dos Reis. Pelo menos foi assim que pensei quando terminei a última página do livro. Não é à toa que “Úrsula” tem hoje a posição que lhe foi negada em seu tempo. Maria Firmina, mulher, negra e educadora, não teve vez no mundo literário - e na sociedade - extremamente racista e machista em que viveu. Entrou no portal do esquecimento e de lá foi resgatada muitos anos depo... leia mais

Vídeos Úrsula (6)

ver mais
Episódio 34 - Úrsula, by Isadora Araújo

Episódio 34 - Úrsula, by Isadora Araújo

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis

ÚRSULA ? de Maria Firmina dos Reis

LIVROS SOBRE O RACISMO - VAMOS LER?  (PARTE 1) | Ana Carolina Wagner

LIVROS SOBRE O RACISMO - VAMOS LER? (PARTE 1

Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Reis

Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Re


Estatísticas

Desejam459
Trocam4
Avaliações 3.9 / 1.234
5
ranking 29
29%
4
ranking 45
45%
3
ranking 22
22%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Bela
cadastrou em:
20/08/2018 00:30:45
Jenifer
editou em:
05/02/2020 23:58:39