Verão

Verão J. M. Coetzee


Compartilhe


Verão


cenas da vida na província III




Um pesquisador inglês está escrevendo a biografia do escritor John Coetzee, já falecido, concentrando-se no início de sua carreira. Para tanto, consulta os cadernos do autor e entrevista quatro mulheres e um homem que teriam convivido com ele.

Novo lançamento do premiado autor sul-africano J. M. Coetzee (Nobel de 2003), Verão é o terceiro livro da trilogia Cenas da vida na província, composta também por Infância e Juventude. Coetzee lança mão de artifícios narrativos refinados para compor um relato de ficção autobiográfica, construído de maneira múltipla e indireta.

Quem estrutura a história é um pesquisador inglês, Vincent, interessado na vida de John Coetzee, autor que já morreu. Para escrever a biografia de Coetzee, Vincent recorre a outras fontes: os cadernos do autor, com anotações autobiográficas, e entrevistas com pessoas que o conheceram. O biógrafo concentra-se nos anos 1970, período que precede o reconhecimento literário do jovem John Coetzee, então nos seus trinta anos. Nesse momento de maturação do jovem, vivia-se a plena vigência do apartheid, e John Coetzee retornava de uma temporada nos Estados Unidos. John tem de se readaptar a um país em estado social convulsivo, ao convívio com a família tradicional, de ascendência africânder, e às desconfianças com relação ao seu comportamento excêntrico.

Os limites entre ficção e autobiografia se esgarçam nesta obra e permitem que o autor sul-africano componha um retrato admirável de si próprio, em que fala sobre suas limitações e seus desejos, sobre suas posições políticas, filosóficas, pedagógicas e estéticas. Neste excepcional Verão, não há espaço para vaidade ou autocomiseração. Ao contrário, imperam o senso crítico, a autoironia e a inventividade literária.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Verão
Verão

Similares

(2) ver mais
Infância
Juventude

Resenhas para Verão (10)

ver mais
O primeiro Coetzee a gente nunca esquece!!
on 30/4/10


Este é o terceiro livro de uma série autobiográfica intitulada "Cenas da vida na província". Para mim não foi necessária a leitura dos livros anteriores para que eu tivesse uma plena compreensão deste. Me chamou a atenção o fato de ser uma ficção autobiográfica escrita em terceira pessoa. (Depois me chegou a informação de que esta é uma marca do escritor). A narração é feita a partir de entrevistas realizadas por um jornalista em busca de informações para escrever uma biograf... leia mais

Vídeos Verão (1)

ver mais
Summertime

Summertime


Estatísticas

Desejam76
Trocam1
Avaliações 4.1 / 111
5
ranking 36
36%
4
ranking 39
39%
3
ranking 23
23%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

44%

56%

Marlo R. R. López
cadastrou em:
25/04/2010 18:50:26
Jenifer
editou em:
12/02/2022 19:30:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR