Vidas Secas

Vidas Secas Graciliano Ramos


Compartilhe


Vidas Secas





Vidas secas, lançado originalmente em 1938, é o romance em que mestre Graciliano — tão meticuloso que chegava a comparecer à gráfica no momento em que o livro entrava no prelo, para checar se a revisão não haveria interferido em seu texto — alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.

Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: “Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos”.

Vidas secas é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia.

Literatura Brasileira / Aventura / Drama / Entretenimento / Ficção / Romance

Edições (25)

ver mais
Vidas Secas
Vidas secas
Vidas Secas
Vidas Secas

Similares

(18) ver mais
Caetés
Os Sertões
Auto Da Compadecida
Auto da Compadecida

Resenhas para Vidas Secas (631)

ver mais
Fome
on 19/1/09


Tão impressionante quanto conseguir fazer da Baleia a cachorrinha que todos perdemos, foi a capacidade de decifrar tudo o que estava contido no silêncio do protagonista, nos passando a angústia de quem teve a ignorância alimentada pela fome. Alguma dúvida de que Graciliano é um mestre?... leia mais

Vídeos Vidas Secas (9)

ver mais
[FUVEST #4 ] Vidas Secas (Graciliano Ramos) + áudio do capítulo 9, Baleia

[FUVEST #4 ] Vidas Secas (Graciliano Ramos) +

Literatura - Vidas Secas - Graciliano Ramos - Zenir Campos Reis

Literatura - Vidas Secas - Graciliano Ramos -


Estatísticas

Desejam1.834
Trocam259
Avaliações 4.0 / 33.041
5
ranking 39
39%
4
ranking 31
31%
3
ranking 21
21%
2
ranking 6
6%
1
ranking 3
3%

28%

72%

Paula Fabiana
cadastrou em:
21/12/2017 18:21:09