Vislumbres de um Futuro Amargo

Vislumbres de um Futuro Amargo Anna Martino...


Compartilhe


Vislumbres de um Futuro Amargo





A ficção científica dá espaço para imaginar uma gama de futuros possíveis — não prevê-los, como pensam alguns, mas extrapolar possibilidades. Em Vislumbres de um futuro amargo, reunimos autores e ilustradores para imaginarem futuros baseados nas premissas
do físico Stephen Hawking — inteligência artificial, conquista do espaço, edição genética, mudança climática e contato com alienígenas. O resultado: os seis contos contidos nesta coletânea, cada um acompanhado de duas ilustrações exclusivas.

Em "Antônio do Outro Continente", Anna Martino fala sobre as relações entre a Terra e as colônias nos satélites artificiais que parecem estranhas como nacionalismo e pátria quando se vive num pedaço de metal acima do planeta. Em "Corra, Alícia, Corra", Lady Sybylla descreve a história de um futuro em que humanos vivem no subterrâneo e uma jovem sonha em ver a superfície do planeta.

Já Waldson Souza, em "Eletricidade em suas veias", traz um conto afrofuturista com criaturas místicas e androides, passando pela evolução da sociedade humana. Lu Ain-Zaila traz alertas bem atuais relativos à segurança de dados e algoritmos que moldam nossas vidas, em uma aventura de tirar o fôlego no conto também afrofuturista "Eu, Algoritmo".

Em "O Pingente", Cláudia Fusco conta a história pelo ponto de vista de uma inteligência artificial responsável por cuidar de uma criança humana e acompanhar seu desenvolvimento, ficando no limiar entre uma máquina com funções específicas e uma amiga que faz parte da família. Por último, Roberto Fideli fecha a coletânea com "SIA está esperando", uma emocionante história de uma nave de combate espacial que cai num planeta desconhecido e precisa salvar sua tripulação.

Ficção científica

Edições (1)

ver mais
Vislumbres de um Futuro Amargo

Similares

(2) ver mais
A Bicicleta
Histórias (mais ou menos) assustadoras

Resenhas para Vislumbres de um Futuro Amargo (1)

ver mais
on 8/5/20


O projeto gráfico e as ilustrações desse livro são incríveis. Foi uma alegria descobrir, durante a leitura, que o conteúdo é tão espetacular quanto. Sem exceções, os contos possuem muita qualidade narrativa. Breves comentários sobre cada um: "Antônio do outro continente", de Anna Fagundes Martino Um futuro distante em que parte da população da Terra vive e trabalha em em satélites artificiais. Gostei muito que como a Anna explora a dinâmica entre o povo dessas províncias e o pov... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 15
5
ranking 67
67%
4
ranking 27
27%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Orphen
cadastrou em:
25/02/2020 19:52:33
Gabi Colicigno
editou em:
04/04/2020 13:14:55