Voladoras

Voladoras Mónica Ojeda


Compartilhe


Voladoras


Contos




Mónica Ojeda tem sido reconhecida por seu modo peculiar de narrar o horror. Nesse sentido, em entrevista à jornalista Andrea Aguilar para o El país, a autora defende: a geografia determina a forma como se vê e como se conta o mundo. Este conjunto de oito contos parte da geografia avassaladora dos Andes equatorianos e aborda, impiedosamente, questões que passam pelas relações de amizade, de vizinhança e familiares em geral, atravessadas por elementos como a sexualidade, a violência, a dor, a vida e a morte.

Em Voladoras, encontramos criaturas que sobem nos telhados de suas casas e voam, terremotos apocalípticos, desejos inconfessáveis, segredos familiares e ancestralidade em profusão. Oito contos que se situam em cidades, vilas, charnecas ou vulcões onde a violência e o misticismo, o terreno e o celeste, pertencem ao mesmo plano ritual e poético. Aqui, Ojeda, uma das vozes literárias mais expressivas da sua geração, mobiliza a cosmogonia andina, também latino-americana, de modo surpreendente; e outra vez afirma: beleza e horror são dois lados de uma mesma moeda.

Voladoras se tornou em tempo recorde um dos livros mais elogiados da imprensa, dos leitores e dos escritores.”
Daniel Gigena, Página/12

“É estranha, quase contraditória, a sensação de estar lendo algo profundamente belo, mas que também dá medo e, em algumas ocasiões, é divertido. O conjunto é mágico no sentido mais literal da palavra.”
Guillem Santacruz Gómez, Fundación Espacio Público

Contos / Ficção / Horror / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Voladoras
Voladoras
Las voladoras

Similares

(16) ver mais
As Coisas que Perdemos no Fogo
Una edad difícil
Diecinueve garras y un pájaro oscuro
Gosma rosa

Resenhas para Voladoras (16)

ver mais
?A única coisa que nos divide é o sentido do horrível.?
1 week ago


Conto 1: "As voladoras". Uma narrativa com descrições sombrias e bizarras que me deixou confusa sobre algumas descrições serem matáforas ou não. A escrita de Mônica é diferente de tudo que já vi, ela usa de muitas palavras incomuns as vezes, este primeiro conto é um exemplo de criatividade incrível. Essas criaturas são difíceis de decifrar, até imaginar, isso pode assustar. (7/10) "O mistério é uma prece que se impõe." Conto 2: "Sangue coagulado" Uma moça na fazenda, uma criança, ela... leia mais

Estatísticas

Desejam30
Trocam1
Avaliações 3.9 / 94
5
ranking 33
33%
4
ranking 46
46%
3
ranking 18
18%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

23%

77%

Jenifer
cadastrou em:
02/09/2023 11:42:45
Alê | @alexandrejjr
editou em:
19/10/2023 03:33:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR