Zero

Zero Ignácio de Loyola Brandão


Compartilhe


Zero





Publicado em 1974, primeiramente na Itália e só depois no Brasil (liberado em 1979), Zero é um romance que oferece um retrato pungente de sua época, pois foi escrito pela necessidade de grito diante da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), um período marcado pela censura cultural e o controle dos indivíduos no que eles tinham de mais íntimo, assim como a prisão, tortura e assassinato de pessoas que se opusessem de qualquer forma ao regime.

Extremamente experimental, Zero intenta retratar o caos tanto no conteúdo quanto na forma e isso fica evidente pelos vários tipos de textos que se apresentam ao longo da narrativa: a simulação de recortes de jornal, propagandas, cartazes, inscrições de banheiro, letras de músicas e inúmeros outros tipos de texto vão criando uma paisagem do país e seu contexto histórico-social.

No momento em que este livro que assombrou o Brasil durante a ditadura e continua fascinando as novas gerações pela ousadia e pelas inovações completa 35 anos, trazemos a palavra de Armindo Blanco, jornalista e crítico de cinema, que combateu Salazar, teve de se exilar e aqui morreu: "Espantoso romance. Às vezes, dá a impressão de uma reportagem crua, despojada. Outras, de um filme correndo à velocidade de um milhão de imagens por segundo. Ignácio de Loyola Brandão supera o âmbito do individual para nos dar o retrato de corpo inteiro de uma cidade. De um parque industrial. De um caldeirão fervente de raças. De um país. De um continente. Melhor ainda: de um tempo desvairado, com os homens se transmudando em ratos e perdendo o sentido da própria existência. Ele nos transmite repulsa e fascínio por este universo selvagem, dominado pelo dinheiro e pela solidão e em que mesmo o amor é uma proposta de aniquilação mútua, a fuga à abjeção pela abjeção. A ordem na desordem, as palavras de ordem, a desordem das palavras".

História do Brasil / Literatura Brasileira / Romance

Edições (6)

ver mais
Zero
Zero
Zero
Zero

Similares

(14) ver mais
Não Verás País Nenhum
Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela
1984
Nós

Resenhas para Zero (33)

ver mais
Uma desordem organizada
on 14/1/18


Publicado na Itália em 1974, Zero foi lançado no Brasil em 1975 e no ano seguinte recebeu o prêmio de “Melhor Ficção”, da Fundação Cultural do Distrito Federal. Poucos meses após a premiação, foi censurado pelo Ministério da Justiça e proibido em todo o território nacional. Voltou à circulação em 1979. De início, o livro parece não fazer sentido devido a sua estruturação caótica. É uma união de diversos fragmentos textuais e recursos gráficos como: ilustrações, poesia concreta, prov... leia mais

Vídeos Zero (4)

ver mais
ZERO, DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

ZERO, DE IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Zero, de Ignácio de Loyola Brandão

Zero, de Ignácio de Loyola Brandão

Desencaixotando livros. Book haul. Unboxing.

Desencaixotando livros. Book haul. Unboxing.

LIVRO: Zero #LendoADitadura#4

LIVRO: Zero #LendoADitadura#4


Estatísticas

Desejam123
Trocam8
Avaliações 3.9 / 306
5
ranking 35
35%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

42%

58%

moraesfelipecst
cadastrou em:
14/09/2010 14:49:02
Jenifer
editou em:
04/10/2019 11:12:47